Quem foi
John Stuart Mill foi um importante filósofo britânico do século XIX. É considerado um dos principais representantes do Utilitarismo (doutrina que prega a maximização do bem-estar dos indivíduos) no campo da Filosofia Moderna.
Nasceu na cidade de Londres, em 20 de maio de 1806. Faleceu em 8 de maio de 1873, aos 66 anos, na cidade Avignon (França).
Atuou também como economista, historiador, escritor e político.
Principais ideias e abordagens filosóficas:
- John Stuart Milll atuou, principalmente, na área de Filosofia Política.
- Embora tenha sido um grande representante do Utilitarismo, John Stuart Mill é identificado também com o Liberalismo Clássico e com o Empirismo.
- Além da Filosofia Política, podemos destacar outras áreas de interesse de John Stuart Mill: Ética, Lógica indutiva e Economia.
- Foi um defensor dos direitos das mulheres.
- Uma de suas principais ideias é a de que o indivíduo é soberano sobre sua própria mente e seu próprio corpo. De acordo com Milll, as pessoas devem tomar atitudes levando em conta o máximo bem possível para o máximo de pessoas possível.
- Defendeu também a ideia da liberdade individual. De acordo com ele, as pessoas devem ter total liberdade para escolher o que fazer, mesmo que isso acarrete consequências. Porém, não devem tomar ações que afetem negativamente, prejudicando a vida de outras pessoas (Princípio do Dano).
- Escreveu e pensou sobre as hierarquias de prazeres no utilitarismo.
- John Stuart Mill foi influenciado, principalmente, pelas ideias filosóficas de de Platão, Aristóteles, Epicuro, Jeremy Bentham, Thomas Hobbes, John Locke, David Hume, Adam Smith e Alexis de Tocqueville.
Principais obras de John Stuart Mill:
- Sistema de lógica dedutiva e intuitiva (1843)
- Ensaios sobre algumas questões inquietantes da economia política (1844)
- Princípios de economia política (1848)
- Sobre a liberdade (1859)
- O Utilitarismo (1861)
- Considerações sobre governo representativo (1861)
- A sujeição das mulheres (1869)
- Sobre a natureza (1874)
Exemplos de frases:
- "Sobre seu próprio corpo e mente, o indivíduo é soberano."
- "As ações são corretas na medida em que tendem a gerar a felicidade, erradas na medida em que tendem a gerar o contrário da felicidade."
- "O que quer que torne necessário um grande capital em qualquer comércio ou negócio limita a concorrência nesse negócio."
|
John Stuart Mill: importante filósofo político do século XIX (foto de 1865). |
Última atualização em 22/04/2021
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).