Neorrealismo na Pintura

O Neorrealismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa na segunda metade do século XX.


José Orozco: importante pintor neorrealista mexicano
José Orozco: importante pintor neorrealista mexicano

 

O que foi

 

O Neorrealismo foi um movimento artístico da primeira metade do século XX. Ele existiu nas áreas da pintura, escultura, literatura, fotografia e música. Teve início na Europa, local em que mais se desenvolveu, porém se espalhou por outras regiões do mundo, chegando inclusive ao Brasil e ao México.

 

Os precursores desse movimento foram Charles Ginner (pintor britânico de paisagens e cenas urbanas) e Harold Gilman (pintor britânico de retratos e paisagens). Ambos faziam parte do Camden Town Group (grupo de artistas do começo da década de 1910).

 

Na América Latina, o movimento neorrealista apareceu nas obras do pintor brasileiro Cândido Portinari e nas dos muralistas mexicanos Diego Rivera e José Clemente Orozco.



Principais características do neorrealismo na pintura:

 

Uso de cores e formas ligadas a vida cotidiana.

 

Pinturas voltadas para a representação realista da vida. No Neorrealismo houve o retorno à representação realista da vida cotidiana e da condição humana, rejeitando as abordagens abstratas e muitas vezes idealistas de movimentos anteriores

 

Influência ideológica do marxismo.

 

Obras marcadas por forte caráter social e denúncia das desigualdades na sociedade capitalista.

 

A vida comum e as pessoas comuns (do povo) são os focos das pinturas neorrealistas.

 

Presença, em muitas obras, de ideais revolucionários (liberdade e anticolonialismo).

 

O estilo tende a ser altamente naturalista, com atenção detalhada à luz, sombra e textura, visando representar o mundo físico e as figuras humanas o mais autenticamente possível.

 

Os pintores neorrealistas muitas vezes usavam composições e técnicas diretas, evitando ornamentação excessiva ou estilização para manter o foco na realidade dos sujeitos.

 

Os principais temas abordados nas pinturas neorrealistas foram: paisagens, ambientes domésticos, natureza morta, pessoas trabalhando e modelos nus.

 

A Trincheira, mural artístico de Orozco

A Trincheira, mural do pintor neorrealista mexicano José Clemente Orozco.

 

 

Principais pintores do Neorrealismo:

 

- Howard Kanovitz (1929-2009) – pintor e artista gráfico norte-americano.

 

- Robert Bevan (1865-1925) – desenhista, litógrafo e pintor britânico.

 

- Charles Ginner (1878-1952) – pintor britânico.

 

- Renato Guttuso (1911-1987) – ilustrador, desenhista e pintor italiano.

 

- Harold Gilman (1876-1919) – pintor britânico.

 

- Chuck Close (1940-2021 ) – pintor e fotógrafo norte-americano.

 

- José Clemente Orozco (1883-1949) pintor muralista mexicano.

 

- Stanley Spencer (1891-1959) – pintor britânico.

 

- Diego Rivera (1886-1957) – pintor muralista mexicano.

 

- Cândido Portinari (1903-1962) – pintor brasileiro.

 

 

Carregador de flores, obra neorrealista de Diego Rivera

Carregador de flores (1935): exemplo de obra do Neorrealismo de Diego Rivera.

 



Pintura mostrando um lavrador de café numa fazenda com enchada na mão

O Lavrador de café (1934): pintura neorrealista de Candido Portinari.

 

 

RESUMO SOBRE O NEORREALISMO NA PINTURA:

 

Características principais:

- Surgiu como reação às vanguardas abstratas, buscando reconexão com a realidade cotidiana.
- Valorizava temas sociais, retratando trabalhadores, camponeses e a vida urbana.
- Apresentava forte engajamento político nas obras.


Estilo e abordagem:

- Enfatizava a representação fiel e detalhada da figura humana e do ambiente.
- Rejeitava idealizações ou exageros na composição artística.
- Incorporava elementos modernos ao estilo realista, como a crítica às desigualdades sociais.


Influências e alcance:


- Inspirou-se em correntes realistas do passado, adaptando-as ao contexto contemporâneo.
- Manifestou-se em diferentes países, refletindo questões locais e condições sociais específicas.

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




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Fonte de referência do texto:

MARSON, Antony. História da Arte Ocidental. Da Pré-História ao Século XXI. São Paulo: Rideel, 2010.


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