Arte Medieval

A arte na Idade Média foi muito influenciada pela religião católica. Grande parte das esculturas e pinturas retrataram passagens bíblicas e temas ligados ao cristianismo.


Castelo em estilo gótico
Castelo em estilo gótico

 

Características gerais da arte medieval

 

Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte europeia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais da sociedade. Logo, a arte medieval teve uma forte marca temática: a religião. Pinturas, esculturas, livros, construções e outras manifestações artísticas eram influenciados e supervisionados pelo clero católico. 

 

O estilo Românico e suas principais características

 

Este estilo prevaleceu na Europa no período da Alta Idade Média (entre os séculos XI e XIII). Na arquitetura, principalmente de mosteiros e basílicas, prevaleceu o uso dos arcos de volta-perfeita e abóbadas (influências da arte romana). Os castelos seguiram um estilo voltado para o aspecto de defesa. As paredes eram grossas e existiam poucas e pequenas janelas. Tanto as igrejas como os castelos passavam uma ideia de construções “pesadas”, voltadas para a defesa. As igrejas deveriam ser fortes e resistentes para barrarem a entrada das “forças do mal”, enquanto os castelos deveriam proteger as pessoas dos ataques inimigos durante as guerras. 

 

Com relação às esculturas e pinturas podemos destacar o caráter didático-religioso. Numa época em que poucos sabiam ler, a Igreja utilizou as esculturas, vitrais e pinturas, principalmente dentro das igrejas e catedrais, para ensinar os princípios da religião católica. Os temas mais abordados foram: vida de Jesus e dos santos, passagens da Bíblia e outros temas cristãos. 

 

Sé velha de Coimbra em estilo românico

Igreja da Sé Velha de Coimbra (Portugal) em estilo românico.

 


O estilo Gótico e suas principais características

 

O estilo gótico predominou na Europa no período da Baixa Idade Média (final do século XIII ao XV). As construções (igrejas, mosteiros, castelos e catedrais) seguiram, no geral, algumas características em comum. O formato horizontal foi substituído pelo vertical, opção que fazia com que a construção estivesse mais próxima do céu. Os detalhes e elementos decorativos também foram muitos usados. As paredes passaram a ser mais finas e de aspecto leve. As janelas apareciam em grande quantidade. As torres eram em formato de pirâmides. Os arcos de volta-quebrada e ogivas foram também recursos arquitetônicos utilizados. 

 

Com relação às esculturas góticas, o realismo prevaleceu. Os escultores buscavam dar um aspecto real e humano às figuras retratadas (anjos, santos e personagens bíblicos).  

 

No tocante à pintura, podemos destacar as iluminuras, os vitrais, painéis e afrescos. Embora a temática religiosa ainda prevalecesse, observa-se, no século XV, algumas características do Renascimento: busca do realismo, expressões emotivas e diversidade de cores.

 

A Fuga para o Egito, pintura gótica de Giotto

A Fuga para o Egito (1305-1306), pintura gótica medieval do pintor italiano Giottodi Bondone.

 

 

 

OUTROS ASPECTOS DA ARTE E CULTURA NA IDADE MÉDIA:

 


- Pinturas e esculturas com temas religiosos (cristãos). A vida de cristo, anjos e passagens bíblicas foram os temas mais retratados nas obras medievais.


- Canto gregoriano nos mosteiros.


- Filosofia: Escolástica e Patrística.


- Literatura: novelas de cavalaria (romances e aventuras) e obras religiosas cristãs. Em Portugal, podemos destacar o movimento literário conhecido como Trovadorismo.

 

São Francisco recebendo os estigmas, pintura de Giotto
São Francisco recebendo os estigmas (1336) , pintura de Giotto que mostra a influência cristã na pintura medieval.

 

 

Pintura Entrada de Cristo em Jerusalém de Lorenzetti

Entrada de Cristo em Jerusalém (1330): obra de Pietro Lorenzetti

 

 

Anunciação, pintura de Andrei Rublev

Anunciação (1405): obra do pintor russo medieval Andrei Rublev.

 

 

 


atualizado em 16/09/2021

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Arte Medieval Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

A Arte Medieval (Coleção A Coleção)

Autor: Faure, Elie

Editora: Martins Editora


Arte e Beleza na Estética Medieval

Autor: Eco, Umberto

Editora: Record

 

Fonte de referência do texto:

 

- SILVA, Marcelo Cândido da. História Medieval. São Paulo: Contexto, 2019.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.