Doutrina Truman

Essa doutrina foi um conjunto de ações políticas tomadas pelo presidente dos EUA, Harry Truman, com o objetivo de combater a expansão do comunismo durante a Guerra Fria.


Harry Truman: presidente dos Estados Unidos entre 1945 e 1953
Harry Truman: presidente dos Estados Unidos entre 1945 e 1953

 

O que foi e objetivo principal

 

Doutrina Truman foi o nome que ganhou a política externa dos Estados Unidos, no final da década de 1940, cujo objetivo principal era barrar a expansão geopolitica da União Soviética, no contexto da Guerra Fria.

 

Ela teve início com o pronunciamento realizado pelo presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, em 12 de março de 1947, declarando imediata ajuda econômica e militar aos governos da Grécia, ameaçada pela insurreição comunista, e Turquia, sob pressão da expansão soviética na área do Mediterrâneo.




Antecedentes históricos


Em fevereiro de 1947, o governo britânico informou aos Estados Unidos que não poderia mais fornecer a assistência econômica e militar que prestava à Grécia e à Turquia desde o final da Segunda Guerra Mundial. Truman então compareceu ao Congresso para declarar que deveria ser a política dos Estados Unidos apoiar os povos livres que resistissem à tentativa de subjugação por minorias armadas ou por pressões externas, e solicitou quatrocentos milhões de dólares para as duas nações, o que lhe foi concedido dois meses depois.

 



Consequências principais:


• O discurso de Truman delineou os parâmetros gerais da política externa da Guerra Fria dos Estados Unidos: a União Soviética era o centro de toda a atividade e de todos os movimentos comunistas no mundo; o comunismo poderia atacar por invasão externa ou subversão interna; e os Estados Unidos precisavam fornecer assistência militar e econômica para proteger as nações da agressão comunista.

 

• Para apoiar as nações ameaçadas pelo comunismo e para se opor à expansão soviética, os EUA aumentaram significativamente seus gastos militares e de defesa. Isso iniciou uma corrida armamentista e uma escalada militar entre os EUA e a União Soviética.

 

• A preocupação com a disseminação do comunismo e a necessidade de defesa mútua contra a União Soviética levou à criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em 1949.

 

• O compromisso de conter o comunismo levou os EUA a se envolverem em vários conflitos em todo o mundo, incluindo a Guerra da Coreia, a Guerra do Vietnã e outras guerras por procuração na África, América Latina e Ásia.

 

• A Doutrina Truman e as subsequentes decisões de política externa relacionadas à contenção aumentaram o papel do poder executivo na determinação da política externa dos EUA.

 

 

Charge sobre a Doutrina Truman

Charge sobre a Doutrina Truman: presidente dos EUA Harry Truman, no balão, jogando dinheiro na Alemanha, França e Reino Unido para evitar a nuvem do "vírus do comunismo".

 

 




Artigo revisado por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Fontes de referência do texto:

 

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos. O breve século XX.  São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

BURNS, E. M. História da civilização ocidental: do homem das cavernas até a bomba atômica: o drama da raça humana. Porto Alegre. Ed. Globo, 1968.

 

 

Vídeo indicado no YouTube:

 

Doutrina Truman - História - Plus no ENEM - Colégio Metropolitano

 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.