Causas da Descolonização da África e da Ásia

Saiba quais foram os fatores que influenciaram na independência dos países africanos e asiáticos


Resposta sobre as causas da descolonização da África e Ásia
Resposta sobre as causas da descolonização da África e Ásia

 

Pergunta:

 

Quais foram as principais causas da descolonização da África e da Ásia?

 

Resposta:

 

Introdução

 

Na segunda metade do século XIX, as potências europeias colonizaram a Ásia e a África. Apoiados no imperialismo e no pretexto da difusão da cultura europeia, considerada superior pelos europeus, Reino Unido, França, Bélgica, Itália e Alemanha passaram a explorar estes dois continentes. Além de obter matérias-primas (recursos minerais e vegetais) e mão de obra barata, os europeus também utilizaram essas regiões para ampliar seus mercados consumidores.

 

Esse processo de colonização, conhecido como neocolonialismo, gerou diversos problemas para os povos asiáticos e africanos. Guerras, conflitos étnicos e problemas territoriais foram apenas alguns deles.

 

A partir de meados dos séculos XX, os países africanos e asiáticos começam a obter suas independências, colocando o neocolonialismo em crise e decadência. Esse processo histórico ficou conhecido como descolonização e teve vários fatores econômicos, políticos e sociais como causas.

 

Principais causas da descolonização da África e da Ásia:

 

- Fortalecimento do ideal nacionalista nas colônias africanas e asiáticas. Embora já existe desde o final do século XIX, o nacionalismo cresceu e ganhou forma na segunda metade do século XX. Vários movimentos nacionalistas passaram a surgir e defender a independência de seus países, motivados pelo desejo de formação de nações e reavivamento cultural. Um dos mais importantes foi o que ocorreu na Ìndia, tendo na figura de Mahatma Gandhi sua mair expressão.

 

- A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) resultou em muitos prejuízos na Europa. Como os países estavam mais empenhados na reconstrução, deixaram em segundo plano o controle de suas colônias africanas e asiáticas.

 

- Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria também foi um dos fatores que atuou como dinamizador dos processos de independência na África e Ásia. Estados Unidos e União Soviética, as duas potências do pós-guerra, contavam com a independência dos países destes dois continentes para poderem ampliar suas áreas de influência política, ideológica e militar.

 

- Com base no princípio da autodeterminação dos povos, a ONU (Organização das Nações Unidas), apoiou direta e indiretamente a descolonização dos continentes africano e asiático.


Mahatma Gandhi, líder indiano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mahatma Gandhi (1869-1948): importante líder nacionalista e anticolonialista indiano, que teve grande influência na independência da Índia.

 

 

 

_____________________________
 

 Pergunta respondida pelo professor de História:

Jefferson Evandro Machado Ramos em 07/07/2020.




Você também pode gostar de:


Causas da Descolonização da África e da Ásia Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- SCHNNEBERGER, Carlos Alberto. Manual Compacto de História Geral. São Paulo: Editora Rideel, 2011.

 

- ARAÚJO, Daniel de. História Geral – Coleção Diplomata. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Logotipo do site Suapesquisa.com em preto e branco Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.