Pergunta:
Quais foram as principais causas da Crise de 1929?
Resposta:
Em 1929, uma forte crise econômica ocorreu nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, gerando desemprego, falências e retração na economia de vários países. A crise mundial começou em 1929, mas se estendeu por toda década de 1930. O início dessa crise foi a queda abrupta da Bolsa de Valores de Nova Iorque, que ocorreu em 24 de outubro de 1929, que ficou conhecida como “Quinta-feira Negra”.
Principais causas da Crise de 1929:
- Elevada produção agrícola nos EUA, muito acima da demanda. Como o consumo não acompanhava a produção (muito maior), começou a gerar estoques elevados. Esse problema econômico, que também ocorreu no setor industrial, gerou uma forte crise de superprodução.
- Assim como na agricultura, a indústria americana começou a sofrer, no final da década de 1920, o problema do desiquilíbrio entre produção (elevada) e consumo (reduzido).
- Vale dizer que os dos fatores acima estão relacionados também com a diminuição das importações de produtos norte-americano pelos europeus. Após o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), os europeus passaram a comprar muitos produtos (agrícolas e industriais) dos EUA. No final da década de 1920, as economias europeias já estavam recuperadas e voltaram a produção normal. Dessa forma, se livraram da dependência das importações norte-americanas.
- Outra causa importante dessa crise foi a existência de elevado grau de especulação financeira na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Isso ocorreu, pois muitas ações estavam num valor muito acima do que elas valiam na realidade.
Fila de desempregados nos Estados Unidos, em 1929: busca de auxílio do governo. |
Resposta elaborada por:
Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
- BRAICK, Patrícia Ramos. Estudar História. São Paulo: Editora Moderna, 2018.
- PILETTI, Nelson. História e Vida Integrada. São Paulo: Editora Ática, 1998.