Características da Filosofia Pré-Socrática

Conheça as principais características da Filosofia Pré-Socrática e seus principais representantes


Explicação resumida sobre as características da filosofia pré-socrática
Explicação resumida sobre as características da filosofia pré-socrática

 

Pergunta:

 

Quais foram as principais características da Filosofia Pré-Socrática?

 

Resposta:


A Filosofia Pré-Socrática surge aproximadamente entre VI a.C. na Grécia Antiga, dando início ao pensamento científico com a busca à origem do universo e da vida. Ocorre nesse período, o início da filosofia e a ruptura com o pensamento mítico como forma de explicação dos fenômenos naturais.


Considerada filosofia da natureza (physis), esta corrente era baseada na observação dos fenômenos naturais, para isto, buscava-se princípios e leis que regem o universo. Os principais filósofos a destacar são: Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes, Pitágoras, Heráclito, Parmênides. Estes filósofos estão distribuídos nas seguintes escolas: Jônica, Pitagórica, Eleata e Pluralista.


Os pré-socráticos buscavam um elemento essencial que pudesse explicar todos os outros fenômenos naturais. Um exemplo surge com Tales de Mileto, fundador da Escola Jônica e considerado o primeiro filósofo da história. Tales, a partir da observação da physis (natureza) observava na água a origem de todas as coisas (arché).


Também da Escola Jônica, os filósofos seguiram a tradição de atribuir explicações sobre o universo a outros elementos da natureza, como o fogo e o ar. Para Anaximandro, o ar era o princípio originário do universo, enquanto que para Heráclito, toda mudança que ocorre na natureza é a partir do fogo.


Dentre as escolas citadas, a escola de Pitágoras, é a grande responsável por atribuir à natureza princípios matemáticos. Enquanto para Tales, por exemplo, a origem de tudo está na água, a resposta segundo Pitágoras pode ser encontrada a partir da observação das figuras geométricas na natureza.


Importante concluir que neste contexto ainda não havia a divisão dos saberes científicos. Contudo, a filosofia dos pré-socráticos caracteriza-se como mãe da ciência por dar origem à todas as produções de conhecimento nas quais hoje conhecemos.

Pintura do filósofo pré-socrático Anaximandro de Mileto

 

 

 

 

 

Anaximandro de Mileto: um dos principais representantes da filosofia pré-socrática.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

__________________________

Pergunta respondida em 23/02/2020.

Por Misleine Neris de Souza Silva

Licenciada em História pela Faculdade JK de Brasília (2012) e Pós-Graduada em História Cultural pelo Centro Universitário Claretiano (2014).



1-    características da Filosofia Pré-Socrática?






Características da Filosofia Pré-Socrática Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Os Pensadores da Grécia - Tomo I - Filosofia Pré-Socrática

Autor: Gomperz, theodor

Editora: Ícone

Ano: 2011

Temas do livro: Filosofia Grega Antiga, História


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.