Quem foram os acádios?
Os acádios foram um povo da Mesopotâmia, que dominou a região por volta de 2.400 a.C., durante a Idade do Bronze. Eles se destacaram no pastoreio, principalmente de carneiros e bois.
História e principais características do povo acádio
Foi no reinado do monarca acádio Sargão, o Grande (1820 a.C. a 1881 a.C.), que ocorreu a unificação entre o sul e o norte da Mesopotâmia. Nesse processo, os acádios dominaram os sumérios da região e incorporaram vários de seus aspectos cultuais.
No reinado de Sargão e seus sucessores próximos, os acádios chegaram a constituir um importante império na região do Oriente Médio.
Porém, o império durou apenas cerca de 180 anos. Em 2.150 a.C., os gútios, povos originários do leste da Mesopotâmia, invadiram e dominaram os acádios.
Uma das hipóteses para o enfraquecimento do Império Acádio foi uma seca de grandes proporções, que atingiu a região no século XXII a.C. Esse fenômeno climático gerou muitos prejuízos agrícolas, afetando a arrecadação de impostos e manutenção do exército acádio.
Cultura dos acádios
Linguagem e Escrita: os acádios falavam uma língua semítica, conhecida como acadiano, que se tornou a língua franca do Oriente Médio durante séculos. Os acadianos adotaram a escrita cuneiforme dos sumérios, um sistema de escrita que usava marcas em forma de cunha feitas em argila. Eles usaram essa escrita para registrar seu idioma e deixaram uma rica coleção de literatura, documentos administrativos e códigos legais.
Arte e Arquitetura: a arte e a arquitetura acadianas representavam um claro afastamento do estilo sumério anterior. A arte acadiana é conhecida por seu alto nível de realismo e sofisticação. A peça mais famosa da arte acadiana é provavelmente a cabeça de bronze de um governante acadiano, muitas vezes considerado o próprio Sargão I. Na arquitetura, os zigurates (estruturas maciças construídas na forma de terraços de andares sucessivamente recuados) permaneceram centrais no design da cidade, mas incorporaram mais elementos decorativos.
Religião: a religião acadiana era politeísta, adorando uma série de divindades, cada uma das quais tinha um papel no funcionamento do mundo. Os principais deuses incluíam Anu (o deus do céu), Enlil (deus do ar) e Ea (deus da água). Eles também absorveram e reinterpretaram os deuses dos povos que conquistaram. O rei acadiano era visto como o intermediário entre os deuses e as pessoas.
Direito e Sociedade: a sociedade acadiana era hierárquica, com o rei no topo, seguido por outros nobres, cidadãos livres e escravos. Os acadianos desenvolveram um extenso código de leis, anterior ao mais famoso Código de Hamurabi. O sistema jurídico lidava com uma série de questões, desde direitos comerciais e de propriedade até casamento e penalidades criminais.
O IMPÉRIO ACÁDIO
Duração do império
O primeiro império a governar toda a Mesopotâmia foi um império acádio. Durou cerca de 200 anos, de 2.300 a.C. a 2.100 a.C.
Início do Império Acádio
Os acadianos viviam no norte da Mesopotâmia, enquanto os sumérios viviam na região sul. Eles tinham um governo e uma cultura semelhantes aos sumérios, mas falavam um idioma diferente. O governo era composto de cidades-estados individuais. Cada cidade tinha seu próprio governante, que controlava a cidade e a áreas vizinhas. Inicialmente, essas cidades-estados não estavam unidas e muitas vezes guerreavam entre si.
Com o tempo, os governantes acadianos começaram a ver vantagens de unir muitas de suas cidades sob uma única nação e governo. Eles começaram a formar alianças e trabalhar juntos.
O Império cresce
Nos duzentos anos seguintes, o Império Acádio continuou a se expandir. Eles atacaram e conquistaram os elamitas ao leste. Eles se mudaram para o sul para Omã. Eles chegaram a oeste até o mar Mediterrâneo e a Síria. Sobre os outros povos, os acadianos possuíam a vantagem de possuir um exército disciplinado e muito bem preparado.
Naram-Sin
Um dos grandes reis de Acádia foi Naram-Sin. Ele era neto de Sargão I, o Grande. Naram-Sin governou por mais de 50 anos. Ele reprimiu revoltas e expandiu o império. Seu reinado é considerado o auge do Império Acádio.
Queda do Império
Em 2.100 a.C., a cidade suméria de Ur voltou ao poder conquistando a cidade de Acádia. O Império agora era governado por um rei sumério, mas ainda estava unido. O império ficou mais fraco, no entanto, e acabou sendo conquistado pelos amorreus por volta de 2.000 a.C.
Legado
Embora o Império Acadiano tenha entrado em colapso, ele deixou um legado cultural significativo. O uso da língua acadiana, estilos artísticos, tradições religiosas e práticas administrativas influenciaram os impérios subsequentes, incluindo o assírio e o babilônico. Portanto, o legado cultural acadiano desempenhou um papel significativo na formação das tradições culturais mais amplas do antigo Oriente Próximo.
Estela mesopotâmica mostrando o rei acádio Naram-Sin eliminando os inimigos. |
OS PRINCIPAIS REIS ACÁDIOS FORAM:
• Naram-Sin
• Shar-Kali-Sharri
• Sargon de Akkad
• Naram-Suen
• Eannatum
• Lugal-Zage-Si
• Entemena
•Urukagina
•Gudea
• Ur-Nammu
Você sabia?
Os acádios falavam uma língua acadiana, que era de origem semítica oriental.
Relevo mostrando uma guerra dos acádios com outro povo, que está sendo dominado. |
TEXTO COMPLEMENTAR: SARGÃO I, O GRANDE
Sargão I, o Grande, foi um importante rei acádio da Mesopotâmia. Seu reinado durou 56 anos e foi de 2356 a.C. a 2300 a.C.
Em função de suas conquistas militares, ficou conhecido como “soberano dos quatro cantos da Terra”.
Entre suas principais realizações, podemos citar:
• Unificou politicamente a região central com o sul da Mesopotâmia.
• Dominou os sumérios.
• Durante seu reinado, o Império Acádio foi da Mesopotâmia até parte da Península Arábica, região do atual Irã, Síria e regiões da Anatólia. Essas regiões foram conquistadas militarmente pelos acádios.
• Durante seu reinado, os acádios absorveram diversas características da cultura suméria. Um dessas características foi o registro da língua semítica em caracteres da escrita cuneiforme (antiga escrita da Mesopotâmia).
Curiosidades históricas:
- Na língua acadiana, o nome Sargão significa “o rei legítimo”.
- De acordo com uma lenda acádia, Sargão I era filho ilegítimo de uma sacerdotisa. De acordo com Moisés (personagem bíblico) ele foi abandonado pela mãe, dentro de uma cesta de junco, nas águas do rio Eufrates. Quem o encontrou e o criou foi um jardineiro.
Sargão I: um dos principais reis do Império Acádio. |
Por: Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fonte de referência do artigo:
VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil, São Paulo: Editora Scipione, 2005.
Vídeo indicado no YouTube:
Os Acádios: O Primeiro Império da História (Sargão o Grande) Grandes Civilizações da História -
Foca na História