Quem foi
Marco Antônio (em latim: Marcus Antonius) foi um importante político e militar romano no período final da República Romana. Exerceu o cargo de general do Império Romano, participando de várias campanhas militares.
Além de ser político e general romano, Marco Antônio desempenhou um papel crucial na transformação da República Romana de uma oligarquia para o autocrático Império Romano.
Biografia resumida
Marco Antônio nasceu na cidade de Roma (atual Itália) em 10 de setembro de 83 a.C., em uma família da classe patrícia. Apesar de sua linhagem nobre, sua família não era particularmente rica ou influente. No entanto, a sorte de Antônio começou a mudar quando ele se aliou a Júlio César. Durante o governo de César na Gália, Antônio serviu como comandante de cavalaria e destacou-se como líder militar.
Foi cônsul de Roma entre 1 de janeiro de 34 a.C. e 31 de dezembro de 34 a.C.
Foi tribuno de Roma entre 1 de janeiro de 49 a.C. e 7 de janeiro de 49 a.C.
Assumiu o controle do Egito na época em que Otávio Augusto era imperador. Se casou com a rainha egípcia Cleópatra e entrou em conflito com o imperador romano. O casal foi vencido por Otávio na Batalha de Áccio. Após a derrota e a conquista romana de Alexandria, Marco Antônio e Cleópatra se suicidaram em 30 a.C.
Marco Antônio teve cinco esposas durante sua vida (Fádia, Antônia Híbrida Menor. Fúlvia, Octávia e Cleópatra), quatro filhas e três filhos.
Marco Antônio morreu na cidade de Alexandria (Egito) em 1 de setembro de 30 a.C.
Marco Antônio no funeral de César. |
Guerras e Batalhas que participou:
- Campanha da Judeia
- Guerras da Gália
- Segunda Guerra Civil de Roma
- Guerra de Módena
- Batalha de Filipos
- Terceira Guerra Civil
- Batalha de Áccio
Curiosidade histórica:
Marco Antônio fez parte do Segundo Triunvirato da República Romana (43 a.C. a 33 a.C).
Busto do militar romano Marco Antônio. |
Conclusão:
Marco Antônio é lembrado como uma das figuras mais influentes do final da República Romana. Suas habilidades militares, manobras políticas e seu infame relacionamento com Cleópatra fizeram dele uma figura duradoura na história mundial.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
.