Czar Nicolau II

Nicolau II foi o último czar russo e foi retirado do poder na revolução russa.


Czar Nicolau II: último imperador da Rússia
Czar Nicolau II: último imperador da Rússia

 

Quem foi


Nikolái Alieksándrovich Románov (nome completo), mais conhecido apenas como Czar Nicolau II, foi o último imperador da Rússia. Seu reinado durou de 1 de novembro de 1894 até 15 de março de 1917 (data de sua abdicação). Foi também rei da Polônia e grão-duque da Finlândia. Seu Reinado terminou com a Revolução Russa de 1917.

 

A vida e o reinado de Nicolau II foram trágicos, marcados por uma série de erros políticos, uma incapacidade de reformar um sistema sociopolítico ultrapassado e as pressões externas de guerra e revolução. Sua morte marcou o fim do Império Russo, levando à criação da União Soviética.

 

Biografia


Czar Nicolau II nasceu na cidade de São Petersburgo (Rússia) em 18 de maio de 1868. Seu pai foi o imperador Alexander III da Rússia (1845-1894) e sua mãe a imperatriz Maria Feodorovna (1847-1928). Ele era o filho mais velho do Imperador Alexandre III e da Imperatriz Maria Feodorovna, nascido em um período de grande mudança tecnológica e agitação política.



Nicolau subiu ao trono após a morte súbita de seu pai em 1894. Ele se casou com Alexandra Feodorovna, uma neta da Rainha Victoria do Reino Unido, e tiveram cinco filhos: Olga, Tatiana, Maria, Anastasia e Alexei. Seu reinado viu o Império Russo atingir seu pico territorial, mas também foi marcado por grandes problemas internos.


Economicamente, o reinado de Nicolau foi uma mistura de modernização e estagnação. O setor industrial da Rússia cresceu, mas o país permaneceu em grande parte agrário e subdesenvolvido em comparação com a Europa Ocidental. Socialmente, ele enfrentou considerável agitação. Seu governo autocrático e resistência às reformas políticas alienaram muitos, especialmente à medida que ideias revolucionárias se espalharam.


Um dos eventos cruciais durante seu reinado foi a Guerra Russo-Japonesa (1904-1905), que terminou em uma humilhante derrota para a Rússia. Isso minou a autoridade de Nicolau e contribuiu para a Revolução Russa de 1905. Em resposta, Nicolau relutantemente emitiu o Manifesto de Outubro, concedendo uma constituição e estabelecendo a Duma Estatal, uma assembleia legislativa, mas ele frequentemente minou sua autoridade.


A Primeira Guerra Mundial provou ser desastrosa para a Rússia e para Nicolau pessoalmente. A Rússia sofreu pesadas perdas, e a decisão de Nicolau de assumir o comando pessoal do exército em 1915 foi amplamente criticada. Sua ausência e a influência de sua esposa, que ficou encarregada e estava sob a influência do místico Rasputin, levaram a um maior caos no governo.


A Revolução de Fevereiro de 1917 marcou o fim de seu reinado. Nicolau abdicou em favor de seu irmão, o Grão-Duque Michael, que recusou o trono a menos que fosse eleito por uma assembleia constituinte, efetivamente encerrando o domínio da dinastia Romanov. Nicolau e sua família foram colocados em prisão domiciliar.


Após os bolcheviques tomarem o poder na Revolução de Outubro de 1917, Nicolau e sua família foram transferidos para Ecaterimburgo, nos Montes Urais. Na noite de 16 a 17 de julho de 1918, enquanto forças anti-bolcheviques se aproximavam da cidade, Nicolau, Alexandra, seus cinco filhos e quatro servos leais foram executados pelos bolcheviques para impedir seu resgate.



Casa Real e dinastia que pertenceu


Romanov


Principais realizações durante seu reinado:


- Seu governo foi marcado pelo aumento da crise econômica na Rússia;


- Nicolau II enfrentou um grave crise militar em seu governo;


- Domingo Sangrento em 1905: ordenou o massacre de manifestantes em São Petersburgo;


- Ordenou a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial, de forma despreparada.



Canonização:


O Czar Nicolau II foi canonizado pela Igreja Ortodoxa Russa, passando a ser São Nicolau (Portador da Paz).

 

Familia imperial russa com Nicolau II no centro

Família imperial russa com Nicolau II no centro.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

.

 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.