Antecedentes e causas da Primeira Guerra Mundial

Conheça todos os fatos e aspectos que influenciaram no início da 1ª Guerra Mundial.


Soldados numa trincheira durante a 1ª Guerra Mundial
Soldados numa trincheira durante a 1ª Guerra Mundial


OS PRINCIPAIS ANTECEDENTES E CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL FORAM:

 

1 - Descontentamentos com a partilha da África e Ásia

 

Vários problemas atingiam as principais nações europeias no início do século XX. O século anterior havia deixado feridas difíceis de curar. Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processo neocolonial (neocolonialismo). Enquanto isso, França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias africanas e asiáticas, ricas em matérias-primas e com grandes mercados consumidores. A insatisfação da Itália e da Alemanha, neste contexto, pode ser considerada uma das principais causas da Grande Guerra (como também foi chamada a 1ª Guerra Mundial).

 

2 - Concorrência comercial

 

Vale lembrar também que, no início do século XX, havia uma forte concorrência comercial entre os países europeus, principalmente na disputa por mercados consumidores. Esta concorrência gerou vários conflitos de interesses entre as nações.

 

3 - Corrida armamentista

 

Ao mesmo tempo em que havia a disputa por mercados consumidores, as potências europeias estavam empenhadas numa rápida corrida armamentista, já como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, num futuro próximo. Esta corrida bélica gerou um clima de apreensão e medo entre os países. Neste contexto, um país tentava se armar mais do que o outro.

 

4 - As rivalidades entre as potências europeias

 

Existia também, entre duas nações poderosas da época, uma rivalidade muito grande. A França havia perdido, no final do século XIX, a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha, durante a Guerra Franco-Prussiana. O revanchismo francês estava no ar e os franceses esperando uma oportunidade para retomar a rica região perdida.

 

5 - Pangermanismo e Pan-eslavismo

 

O Pangermanismo e o Pan-eslavismo também estiveram presentes neste período, fazendo com que aumentasse ainda mais o estado de alerta na Europa. Havia uma forte vontade nacionalista dos germânicos de unir, em apenas uma nação, todos os países de origem germânica. O mesmo acontecia com os países eslavos.

 

 

Primeira Guerra Mundial, soldados

A corrida armamentista foi um dos antecedentes da 1ª Guerra Mundial.

 

 


 

artigo publicado em 28/05/2021

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Antecedentes e causas da Primeira Guerra Mundial Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

EVANS, Martin Marix. História da primeira guerra mundial: vitória na frente ocidental. São Paulo: M. Books do Brasil Editora, 2014.

 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Logotipo do site Suapesquisa.com em preto e branco Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.