Chegada do Homem à América: principais hipóteses

Neste texto você conhecerá as principais hipóteses sobre a chegada dos seres humanos ao continente americano.


Estreito de Bering: entrada do Homem na América na Pré-História
Estreito de Bering: entrada do Homem na América na Pré-História

 

Introdução

 

De acordo com estudos arqueológicos, existem três principais hipóteses para explicar a chegada dos primeiros seres humanos ao continente americano. Como veremos abaixo, uma delas é, atualmente, a mais aceita em função das recentes pesquisas arqueológicas.

 

As três hipóteses e a qual é a mais aceita

 

1 - A hipótese mais aceita diz que os primeiros seres humanos chegaram ao continente americano há, aproximadamente, 12 mil anos (na passagem do Paleolítico para o Neolítico), vindos do continente asiático. Teriam entrado pelo extremo norte da América (região do Alasca), após atravessarem o Estreito de Bering, quando as águas do Mar de Bering (passagem) estava congelada. Esses estudos apontam que os grupos humanos, após entrarem na América, espalharam-se por todo o continente.

 

2 - Existe uma outra hipótese, parecida com a primeira, que também afirma que os seres humanos vieram da Ásia, porém há 15 mil anos, aproximadamente, e entraram pelo Estreito de Bering. De acordo com arqueólogos que defendem essa hipótese, os seres humanos foram se estabelecendo na costa oeste da América do Norte e, aos poucos, navegaram para a América Central e do Sul. Numa etapa seguinte, foram penetrando para o interior do continente.

 

3 - Uma outra hipótese, pouca aceita atualmente, afirma que há dezenas de milhares de anos, a partir da costa africana ou da Oceania, os homens navegaram e chegaram a costa oeste (os vindos da Oceania) e leste (os vindos da África) da América do Sul. Numa etapa seguinte, os grupos humanos foram penetrando para o interior do continente.

 

Por que hipóteses?

 

- Os estudos arqueológicos a respeito desse importante fato histórico ainda estão em desenvolvimento. Muitas pesquisas e achados futuros podem mudar esse cenário a qualquer momento. Outras hipóteses podem surgir e até mesmo uma dessas três podem ser declaradas como verdadeira e definitiva.

 

 

Você sabia?

 

- José de Acosta (1539-1600): historiador, jesuíta e cosmógrafo (astrônomo descritivo) espanhol foi o primeiro a propor a hipótese da chegada do homem à América, através da passagem do Estreito de Bering.

 

José de Acosta
José de Acosta: primeiro a desenvolver uma teoria sobre a chegada do Homem ao continente americano.

 

 

 

 

 



atualizado em 27/07/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

 






Chegada do Homem à América: principais hipóteses Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Conheça a Pré-História brasileira

Autor: Mendes, Josué Camargo

Editora: Polígono

Ano: 1970

Temas do livro: Pré-História do Brasil


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.