Os Samurais no Japão Feudal
Quem eram
Os samurais eram guerreiros japoneses que defendiam os daimio (senhores feudais). Em japonês, a palavra samurai significa “aquele que serve”. Foi entre os séculos XII e XIV que ganharam grande importância e prestigio na sociedade.
O código de conduta que seguiam
Os samurais tinham que seguir um código (chamado Bushido) de conduta e ética muito rígida. De acordo com o código, os samurais deveriam ser leais, resistentes, corajosos e disciplinados.
A espada e as práticas militares
A espada era o símbolo máximo dos samurais. Estes se preparavam desde a infância, recebendo treinamentos dos mestres mais experientes.
Nos séculos XV e XVI, muitos samurais utilizaram as experiências militares e as qualidades adquiridas para se dedicarem à administração de negócios nas áreas de comércio e agricultura.
O fim dos samurais
No século XIX, com a restauração imperial (dinastia Meiji), ocorreu o fim do feudalismo no Japão. Os samurais foram perdendo prestígio e força. Em 1870, ocorreu uma revolta de samurais, porém foi fortemente reprimida pelo exército imperial do Japão.
O Dia do Samurai
O Dia do Samurai é comemorado em 24 de abril, data de aniversário do mestre Sensei Jorge Kishikawa, que foi o principal introdutor das artes samurais tradicionais em território brasileiro.
![]() |
Foto antiga de um samurai com uma katana (final do século XIX). |
Última revisão: 20/08/2020.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
História dos Samurais
Autor: Yamashiro, José
Editora: Ibrasa
Enciclopédia dos Samurais
Autor: Turbull, Stephen
Editora: JBC