Marco Polo

Marco Polo foi um famoso viajante e explorador italiano do século XIII.


Marco Polo: um dos mais importantes exploradores da História
Marco Polo: um dos mais importantes exploradores da História

 

Quem foi 


Marco Polo foi um importante explorador (viajante em busca de descobertas) da Idade Média. Nasceu na cidade italiana de Veneza no ano de 1254.



Biografia resumida e viagens 


Demonstrou grande interesse pelas viagens quando era adolescente. Junto com seu pai e tio, fez uma viagem para a China. Foram bem recebidos pelo imperador Kublain Khan e ficaram vivendo na China por 17 anos.



Durante este período, tornou-se representante internacional do imperador chinês. Visitou várias regiões a Ásia, como, por exemplo, Índia, Tibet e Birmânia (atual Mianmar). Com esta importante função, Marco Polo ganhou riquezas e popularidade.



Em 1292, Marco Polo, com seu pai e tio, iniciaram a viagem de retorno para Veneza. No caminho, pararam na ilha de Sumatra e na Índia, onde viveram diversas aventuras.



Em 1298, Marco Polo foi capturado pelos genoveses (inimigos comerciais dos venezianos). Enquanto estava preso, ditou um livro com suas experiências e aventuras: “As viagens de Marco Polo”.



Seu livro foi bastante lido na época, pois descrevia as riquezas, belezas e aspectos culturais dos povos asiáticos do período.



Marco Polo faleceu no ano de 1324. Até hoje, é considerado um dos grandes exploradores e aventureiros da história.

 

Retrato de Marco Polo

Marco Polo: um dos mais famosos viajantes e exploradores da época medieval.

 

Importância histórica e científica de suas descobertas e viagens:

 

Influência na Cartografia: seus relatos podem ter influenciado a cartografia europeia durante a Era das Explorações, embora a extensão dessa influência seja debatida entre os historiadores.


Inspiração para Futuros Exploradores: as viagens e escritos de Marco Polo são creditados por inspirar outros exploradores, mais notavelmente Cristóvão Colombo, que supostamente carregava uma cópia do livro de Polo em suas viagens.

Descrições Detalhadas da China: Marco Polo forneceu detalhes extensos sobre a riqueza, cultura e tecnologia avançada da China da dinastia Yuan, sob o domínio de Kublai Khan. Ele descreveu o uso de papel-moeda, carvão como fonte de aquecimento, o sistema postal e a grandeza de cidades como Pequim e Xanadu.


Visão da Rota da Seda: ele ofereceu insights sobre a vasta rede da Rota da Seda, detalhando as rotas comerciais, as mercadorias negociadas (como seda, especiarias e joias) e as interações multiculturais ao longo dessas rotas.


Trocas Culturais: suas viagens facilitaram as trocas culturais entre o Oriente e o Ocidente. As descrições do Oriente por Polo despertaram curiosidade e desejo de exploração entre os europeus.


Conhecimento Geográfico: ele forneceu informações sobre várias regiões na Ásia, incluindo Mongólia, Tibete, Índia e Sudeste Asiático, detalhando sua geografia, costumes sociais, sistemas políticos e economias.


Corte de Kublai Khan: Marco Polo descreveu suas experiências na corte de Kublai Khan, onde serviu por vários anos. Isso proporcionou visões únicas sobre a governança e cultura do Império Mongol.

 

Ilustração mostrando Marco Polo na corte de Kublai Khan

Marco Polo na corte de Kublai Khan (ilustração).

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Marco Polo - de Veneza a Xanadú
Autor: Bergreen, Laurence
Editora: Objetiva


Marco Polo - a incrível jornada
Autor: Brown, Robin
Editora: Madras


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.