Flores

Tipos de flores, fotos de flores, flores do campo, flores tropicais, reprodução, plantas, espécies de flor, polinização, pólen, flores de jardim


Orquídea: uma das mais belas flores da natureza
Orquídea: uma das mais belas flores da natureza

 

Introdução 


Sempre que pensamos em flores, é comum nos lembrarmos delas em sua forma alegre e colorida; contudo, esta característica é apresentada apenas por algumas variedades. Existem flores que permanecem pequenas e esverdeadas, como, por exemplo, as flores de gama. 


Conhecendo as flores 


Apesar de contribuírem com a beleza da natureza, principalmente durante a primavera, a existência das flores possui um único objetivo: contribuir com a produção de sementes do vegetal. Desta forma, novas plantas são capazes de crescer. 

 

Uma flor simples é formada por duas partes principais: sépalas e pétalas. O papel das sépalas é proteger a flor quando ainda está em botão, ou no momento em que se fecha, à noite. Já as pétalas coloridas têm a função de atrair as espécies necessárias de insetos para polinizar a flor, ou seja, trazer o pólen de outra flor da mesma espécie (polinização), colocando-a no estigma.  

 

Após chegar ao estigma, os grãos de pólen seguem através de tubos extremamente estreitos, seguindo do estilete ao ovário. Antes do desenvolvimento dos óvulos, no ovário, para a formação de sementes, é necessário que sejam tocados por um desses finos tubos, para que sejam fertilizados. 

 

As flores geram seu pólen nas pontas dos estantes (chamadas anteras). Geralmente, é melhor para as plantas que elas sejam fertilizadas pelo pólen de outra espécie, isto ocorre através da ajuda de insetos (abelhas, vespas, mariposas e algumas espécies de moscas) ou pelo vento, como ocorre no caso de gramas e algumas árvores. 

 

As plantas que possuem flores podem ser divididas em famílias, de acordo com o tipo da flor. Alguns exemplos são: o dente-de-leão, as rosáceas (iguais as rosas), umbelíferas (pareci­das com os guarda-chuvas), ranunculáceas (família do botão-de-ouro) e as leguminosas (que produzem sementes como a ervilha ou feijão). 

 

As flores de jardim devem receber um cuidado especial em sua plantação, pois estas não devem ser plantadas antes de se conhecer a luminosidade local, além do tipo de solo e sua umidade. Este mesmo cuidado não é necessário no caso das flores silvestres, pois estas são capazes de se desenvolverem de acordo com o solo e com o clima de cada região.

 

Você sabia?

 

- É comemorado em 2 de setembro de cada ano o Dia do Florista.

 

- No dia 17 de abril comemoramos o Dia da Botânica.




Impressão Google+


Flores Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- O livro de ouro das flores

  Autor: Soares, Cecilia B. Levy da Veiga

  Editora: Ediouro

  Temas: Botânica, Ciências Biológicas

 

- Flores da serra da calçada

  Autor: Martens, Leda Afonso

  Editora: UFMG

  Temas: Botânica, Ciências Biológicas

 

- Enciclopédia Ilustrada 1001 - Plantas e Flores

  Autor: Romahn, Valério

  Editora: Editora Europa

  Temas: Botânica, Ciências Biológicas

 

 


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2018 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.