Neocolonialismo

O Neocolonialismo foi a dominação dos povos da africanos e asiáticos pelos europeus no século XIX e início do XX.


Neocolonialismo: imposição cultural foi uma das características
Neocolonialismo: imposição cultural foi uma das características

 

O que foi (definição)

 

O Neocolonialismo, também conhecido como Novo Colonialismo, foi o sistema de colonização adotado por vários países europeus entre o final do século XIX e meados do século XX. Esse sistema fez parte do projeto imperialista das potências europeias desse período e teve a expansão do capitalismo monopolista como condutora do processo.

 

O termo Neocolonialismo é utilizado para possibilitar a diferenciação em relação ao Antigo Sistema Colonial dos séculos XVI e XVII.



Principais características do neocolonialismo:

 

• Os principais países colonizadores foram: Inglaterra, França, Holanda, Alemanha, Bélgica, Espanha e Itália.

 

• As principais regiões colonizadas foram: continentes africano e asiático (principalmente China, Índia e ilhas do Pacífico).

 

• O Estado contou com o apoio dos monopólios capitalistas no processo de colonização. As grandes empresas estavam interessadas na obtenção de matérias-primas baratas, fontes de energia e ampliação do mercado consumidor.

 

• Houve, nesse processo, a exportação da cultura europeia (eurocentrismo) para as regiões colonizadas e total desrespeito à cultura nativa dos povos africanos e asiáticos.

 

• Implantação do modelo econômico capitalista nas regiões colonizadas.

 

• Uso da dívida como uma ferramenta para exercer controle sobre um país, muitas vezes através de empréstimos e ajuda financeira com condições rigorosas associadas.

 

• Houve muita violência nesse processo, principalmente por parte dos europeus, com o objetivo de evitar e sufocar revoltas coloniais de resistência. Os países europeus deslocaram soldados para as regiões colonizadas para garantir a dominação através da força.

 

• Ampla dominação política e econômica dos europeus sobre as regiões colonizadas da África e da Ásia.

 

• Os europeus também utilizaram o sistema de protetorado nas colônias. Esse consistia em fazer alianças com as elites locais, que recebiam benefícios da metrópole em troca de cooperação na administração colonial.

 

• Os europeus, para viabilizar a exploração econômica, investiram em sistema de transportes (ferrovias, estradas) e comunicação nas colônias.

 

Imagem retratando a Primeira Guerra dos Bôeres

Primeira Guerra dos Bôeres (1880-1881): reação dos sul-africanos contra a dominação britânica na região.

 

 

Tipos de Neocolonialismo:

 

1. Colônias de enquadramento: sistema de colonização feito em muitas colônias africanas. Entre as principais características, podemos citar: envio de poucos dirigentes europeus (administradores e militares) e utilização da estratégia de dominação baseada na exploração de conflitos locais (entre tribos, principalmente).

 

2. Colônias de enraizamento: tipo de colonização realizado pelo Reino Unido na Austrália. Entre as principais características estão a dominação direta e o envio de grande quantidade de colonos. É também conhecido como colonização de povoamento. Geralmente, esse sistema foi o que resultou, nos países que o receberam, melhores condições de desenvolvimento colonial.

 

3. Protetorado: tipo de colonização realizado pela Grã-Bretanha no Egito. Principais características: manutenção do governo local; política de alianças com integrantes da elite local e sistema de dominação indireta.

 

Charge sobre o neocolonialismo na China

Charge sobre o neocolonialismo europeu na China.



 



Artigo publicado em: 13/12/2019 e atualizado em 30/11/2023

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Fontes de referência do texto:

 

- COSTA, Luís César Amad; MELLO, Leonel Itaussu A. História Geral e do Brasil – da Pré-História ao Século XXI, São Paulo: Scipione, 2008.

 

- DANTAS, José. História Geral. São Paulo: Moderna, 1995.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.