O que é Agronomia e seus objetivos

Agronomia é uma ciência formada por um conjunto de técnicas e conhecidos voltados para a agricultura.


Agronomia: conhecimentos aplicados à agricultura e pecuária
Agronomia: conhecimentos aplicados à agricultura e pecuária


Definição (o que é)

 

Agronomia pode ser definida como uma ciência que envolve um conjunto de técnicas e conhecimentos de diversas áreas (engenharia, biologia, botânica, economia, química, genética, zootecnia, administração, etc.). Estes conhecimentos são aplicados na agricultura e na pecuária (criação de gado).

 

Origem da palavra

 

É uma palavra que deriva do grego e do latim. Em latim o termo “ager” significa campo, enquanto que “nomos” em grego significa lei.

 

Principais objetivos da agronomia

 

Também conhecida como engenharia agronômica, a agronomia tem por objetivo melhorar a qualidade nos processos de produção de gêneros agrícolas e pecuários. Visa também aumentar a produção, através da implantação de técnicas tecnológicas, mantendo ou até melhorando a qualidade dos produtos.

 

Símbolo da Agronomia

Símbolo da Agronomia

 

 

Principais áreas de estudo da agronomia:

 


• Ciência do Solo: esta área foca no estudo do solo como um recurso natural. Inclui o entendimento da formação, mapeamento e classificação do solo; propriedades físicas, químicas e biológicas do solo; e como essas propriedades se relacionam com o uso e manejo dos solos.


Genética e Melhoramento de Plantas: envolve o estudo e aplicação de princípios genéticos para melhorar espécies de plantas. Agrônomos nesta área trabalham no desenvolvimento de novas variedades de culturas que são mais produtivas, resistentes a doenças e adaptáveis a diferentes condições ambientais.


Fisiologia de Culturas: esta área examina como as plantas crescem, se desenvolvem e respondem ao seu ambiente no nível fisiológico. Inclui o estudo do metabolismo das plantas, fotossíntese, absorção de nutrientes e a interação das plantas com fatores ambientais como luz, temperatura e água.


Ciência das Plantas Daninhas: aqui, o foco é entender a biologia e o controle de ervas daninhas. Agrônomos neste campo trabalham no desenvolvimento de estratégias para o manejo de ervas daninhas em sistemas agrícolas, que podem incluir métodos de controle químico, biológico e mecânico.


Agroecologia: este campo estuda os processos ecológicos que afetam os sistemas de produção agrícola. Integra elementos de ecologia aplicada, geografia agrícola e ciência ambiental para criar práticas agrícolas sustentáveis e ambientalmente amigáveis.



O agrônomo e seu trabalho

 

O profissional formado no curso de agronomia ou engenharia agronômica é chamado de agrônomo. Ele é o responsável pelo uso de técnicas e conhecimentos agrícolas nas propriedades rurais. Ele possui conhecimentos sobre plantios, controle de pragas, técnicas de irrigação, sistemas de colheita, mecanização, adubação (uso de fertilizantes orgânicos ou minerais no cultivo de vegetais) e fertilização do solo, etc.

 

O agrônomo também desenvolve e implanta projetos em empresas de agropecuária. Atua no combate de pragas, adubação, projetos de irrigação, conservação do solo e controle de qualidade de produtos agrícolas.

 

Você sabia?

 

- Dia 12 de outubro comemora-se o Dia do Agrônomo.

 

- A agronomia é uma das principais atividades econômicas do Brasil.

 

- A Agrologia é um ramo da Agronomia que estuda os solos e suas relações com as atividades agrícolas.

 

- Um dos principais nomes das pesquisas agronômicas no Brasil foi Johanna Döbereiner (1924-2000). Agrônoma de formação, trabalhou na Embrapa e fez importantes pesquisas na área de Biologia do Solo.

 

- Os maiores países produtores agrícolas do mundo são: China, Estados Unidos, Brasil, Índia e Rússia.

 

Foto de um trator e outra de colheita de maçãs

Agronomia: ciência fundamental para a produção de alimentos e desenvolvimento humano.

 

 



Atualizado em 26/04/2024




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Dicionário do agrônomo - Zootecnia, Agronomia, Agricultura e Biologia Aplicada
Autor: Goulart, Lucia H. S. D.
Editora: Rigel


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.