Introdução: o que são e principais características
Dragão são figuras lendárias, representadas por grandes répteis monstruosos que possuem a capacidade de voar e soltar fogo pela boca. Mitos e lendas com dragões remontam o Oriente Médio Antigo, simbolizando, nestas culturas, a destruição e o mal.
Dragões na História
Na Mesopotâmia, por exemplo, havia uma lenda (criada há 2000 a.C.) em que Tiamat era um dragão. Este, personificava o oceano e comandava as hordas do caos (situação de grande desordem). Sua destruição era uma condição para a criação do universo de forma ordenada.
Na mitologia egípcia, os dragões também apareceram. Apohis era o dragão da escuridão e era expulso do universo todos os dias pelo deus do Sol (Rá), no período da manhã.
Na cultura hebraica bíblica, o dragão representava a morte e o mal. Esta figura aparece no Apocalipse sendo repleta de simbolismos.
Na Idade Média, período em que o cristianismo prevalecia, a figura do dragão esteve muito presente no imaginário das pessoas. Neste período, o dragão simbolizava o pecado e o paganismo. Heróis, santos e mártires aparecem em histórias relacionadas a lutas e vitórias sobre estes monstros. A lenda de São Jorge, que lutou e venceu o dragão, apresenta-se neste contexto.
|
Dragão alado retratado numa ilustração feita na Idade Média (final do século XIII) |
Última atualização: 19/08/2022
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Dragonologia - o livro completo dos dragões
Autor: Steer, Dugald e outros
Editora: Brinque Books