Diocleciano

Diocleciano foi um imperador romano que governou o império de 284 a 305.


Diocleciano: perseguição aos cristãos e medidas anti-crise
Diocleciano: perseguição aos cristãos e medidas anti-crise

 

Quem foi (biografia resumida)

 

Diocleciano foi um imperador do período do Baixo Império Romano (fase final do período imperial). Governou Roma entre os anos de 284 e 305.

 

Seu nome completo em latim era Gaius Aurelius Valerius Diocleciano Augustus. Ele nasceu em 24 de dezembro de 244 e faleceu em 3 de dezembro de 311.

 

Diocleciano abdicou ao poder no ano de 305, pois estava muito doente e enfraquecido fisicamente e também politicamente. Seu sucessor foi o imperador Constâncio I (Constâncio Cloro).

 

Diocleciano foi casado com Prisca e com ela teve uma filha chamada Valeria.



Contexto histórico do período que governou

 

Diocleciano governou numa época de grande crise política e econômica no Império Romano. Havia vários problemas de ordem econômica e o império estava quase falindo. Foi nesse contexto que o imperador tomou várias ações governamentais.

 

Seu governo foi marcado também por uma dura e sangrenta perseguição aos cristãos, pois nessa época o cristianismo ainda não era reconhecido pelo Império Romano.

 

 

Principais realizações de Diocleciano:

 

• Decretação do Edito Máximo em 301. Ele tinha como objetivo principal fixar os preços máximos das mercadorias e salários, evitando assim o crescente aumento da inflação. A medida estabelecia a pena de morte para aqueles que a descumprissem. Esse decreto não funcionou muito bem, pois muitos comerciantes resolveram tirar de circulação as mercadorias, ao invés de vender pelos preços estabelecidos pelo decreto imperial. Como a oferta de mercadorias diminui, as que circulavam apresentavam preços elevados, gerando assim o aumento inflacionário.

 

• Criação da Tetrarquia (governo formado por quatro pessoas): o imperador buscou dividir seu poder com quatro generais romanos. Dessa forma, buscou obter a paz social e o domínio sobre a política, mesmo que dividido com outras pessoas.

 

• Diocleciano expandiu e reorganizou o exército romano, criando um exército mais móvel e flexível. Ele também fortificou as fronteiras do império e estabeleceu um exército de campo maior e mais eficaz, junto com um sistema de defesa de fronteiras.

 

• Foi responsável por inúmeros projetos de construção, incluindo fortificações, edifícios públicos e seu próprio palácio de aposentadoria em Split (atual Croácia), que é um dos palácios romanos mais bem preservados do mundo.

 

• Diocleciano implementou reformas econômicas significativas, incluindo a emissão de uma nova moeda para combater a inflação e padronizar a coleta de impostos para torná-la mais eficiente e justa. Essas medidas visavam estabilizar a economia do império, que sofria com inflação e instabilidade fiscal.

 

 

Arco do Triunfo da Tetrarquia

Arco do Triunfo da Tetrarquia, criada pelo imperador Diocleciano.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Em nome de Roma

Autor: Goldsworthy, Adrian

Editora: Crítica


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.