Revolta de Juazeiro

Movimento ocorrido na cidade de Juazeiro do Norte (Ceará) entre 1913 e 1914. O conflito foi entre os fazendeiros e o governo federal.


Revolta de Juazeiro: o sertão nordestino contra o governo federal.
Revolta de Juazeiro: o sertão nordestino contra o governo federal.

 

O que foi

 

Foi uma revolta de caráter popular liderada por coronéis da região de Juazeiro (CE), em 1914, contra a interferência do governo federal. Teve como líderes o padre Cícero Romão Batista e Floro Bartolomeu da Costa.



Causas principais da Revolta de Juazeiro:


• Durante a Primeira República, a política brasileira era comandada pelos grupos oligárquicos. Em 1914, porém, o governo do marechal Hermes da Fonseca criou a “Política das salvações”, que permitia ao governo central interferir na política dos estados e impedir que opositores ocupassem cargos como o da direção do estado. Como resultado, as oligarquias de oposição eleitas do Ceará foram impedidas de ocupar o governo, causando insatisfação entre os políticos.

 

• A revolta foi precipitada pela intervenção direta do presidente Hermes da Fonseca, que depôs o então governador do Ceará, Marcos Franco Rabelo, e colocou no seu lugar o Coronel Franco, que era impopular entre a população local.

 

• A população local estava insatisfeita com a administração do Coronel Franco. Suas políticas foram vistas como favoritismo político, repressão e abuso de poder.

 

Foto de Floro Bartolomeu
Floro Bartolomeu da Costa (1876-1926): médico e político baiano, foi um dos líderes da Sedição de Juazeiro.



Sedição de Juazeiro


Nesse período, o coronel Marcos Franco Rabelo, interventor nomeado pelo governo nacional, perseguiu o Padre Cícero, destituindo-o de seus cargos e ordenando sua prisão. A medida foi reprovada por grupos oligárquicos do Ceará, que, liderados por Floro Bartolomeu, organizaram um batalhão de jagunços e romeiros em defesa do padre, cercando a cidade de Juazeiro. Após a deposição do interventor, Hermes da Fonseca convocou novas eleições, que elegeram Benjamim Barroso como governador e o Padre Cícero como vice.


Principais consequências:


• Pelo envolvimento no evento político, Padre Cícero foi excomungado pela Igreja Católica no fim da década de 1920.

 

• Podemos dizer que outra consequência importante do movimento foi o fortalecimento do coronelismo na região.

 

• A revolta foi um dos fatores que contribuíram para a reforma política durante a República Velha. Ela evidenciou as falhas do sistema político brasileiro e a necessidade de maior participação política dos estados.

 

• A revolta aumentou a popularidade e o prestígio de Padre Cícero, que já era uma figura de grande influência no Ceará. Após a revolta, Padre Cícero se tornou um personagem ainda mais central na política regional, e sua figura religiosa e política permanece relevante no nordeste do Brasil até hoje.

 

• A Revolta de Juazeiro ajudou a enfraquecer a administração de Hermes da Fonseca, contribuindo para um contexto de instabilidade política e social que marcaria o final da República Velha.

 

 

Foto com vários jagunços que participaram da Revolta de Juazeiro

Jagunços de Floro Bartolomeu que participaram da Revolta de Juazeiro.

 

 

QUIZ

 

Quem foi o principal líder da Revolta de Juazeiro?

 






 

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Bibliografia e vídeos indicados:

 

Fontes de referência do texto:

 

- PRIORE, Mary del; VENANCIO, Renato. Uma breve História do Brasil. São Paulo: Planeta, 2010.

- FERREIRA, Olavo Leonel. História do Brasil. São Paulo: Ática, 1986.

 

 

Vídeo indicado no YouTube:

- PADRE CÍCERO E A REVOLTA DE JUAZEIRO | A SEDIÇÃO DE 1914 Resumo de História Enem. Felipe Oliveira - Curso Enem Gratuito

 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.