Quem foi
Padre Cícero Romão Batista foi um importante líder religioso brasileiro. Teve grande atuação social, religiosa e política no Ceará no final do século XIX e começo do XX.
Biografia resumida
Nasceu em 24 de março de 1844 na cidade de Crato (estado do Ceará).
Em 1870, foi ordenado padre da Igreja Católica e começou a exercer seu ministério na região do Cariri, no estado do Ceará.
No ano de 1889, Padre Cícero ganhou notoriedade no Nordeste, pois um fato ganhou repercussão nacional. Conta-se que, durante uma missa na igreja de Juazeiro (Ceará), a hóstia consagrada por ele transformou-se em sangue na boca de uma mulher.
A população local passou a considerar o padre como um milagreiro. A Igreja Católica, não concordando com os acontecimentos, considerou-o como místico e o proibiu de exercer o sacerdócio. Viajou, em 1898, para Roma, onde conseguiu a absolvição do Papa Leão XIII. Porém, continuou proibido de celebrar os rituais do Catolicismo.
Entrou para a política e foi prefeito da cidade de Juazeiro, por 15 anos.
Morreu em 20 de julho de 1934, aos 90 anos, na cidade cearense de Juazeiro do Norte. É considerado uma das principais figuras religiosas da história do país. Até hoje, o túmulo de Padre Cícero é um dos pontos de peregrinação mais importantes do Brasil.
O legado social e cultural de Padre Cícero
Um dos aspectos mais marcantes do legado de Padre Cícero é sua influência na construção de uma identidade cultural e social no Nordeste brasileiro. Ele inspirou o surgimento de um movimento popular que ultrapassou as barreiras religiosas e se consolidou como uma base de resistência e solidariedade entre os mais pobres. Suas ações em Juazeiro do Norte, voltadas para a organização comunitária e o apoio aos sertanejos, ajudaram a transformar a região em um símbolo de fé e luta por melhores condições de vida.
Além disso, Padre Cícero desempenhou um papel fundamental na valorização das práticas religiosas populares, muitas vezes marginalizadas pela Igreja oficial (católica). A forte devoção ao “Padim Ciço” deu origem a tradições que se perpetuam até os dias atuais, como as romarias e festas religiosas, fortalecendo os laços comunitários e gerando um turismo religioso que movimenta a economia local e reafirma a identidade cultural do sertão nordestino.
Curiosidades históricas:
- Padre Cícero é considerado um santo (não reconhecido pela Igreja Católica Romana) por muitas pessoas religiosas, principalmente do Nordeste brasileiro.
- Em dezembro de 2015, a Igreja Católica, através do Papa Francisco, emitiu um documento cujo objetivo foi perdoar Padre Cícero pelas punições impostas pela Igreja entre os anos de 1892 e 1926. Desta forma, possibilitou a reabilitação do padre Cícero Romão Batista na Igreja Católica.
Estátua de Padre Cícero na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
BRAGA, Antônio M. da Costa. Padre Cícero. Fortaleza: Edusc, 2015.
Fonte de referência do artigo:
SILVA, Juarez M. Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Vídeo indicado no Youtube: