Império Acádio

História resumida do Império Acádio, conquistas, principais imperadores e cidades.


Relevo mostrando nobres do Império Acádio
Relevo mostrando nobres do Império Acádio

 

Duração do império

 

O primeiro império a governar toda a Mesopotâmia foi um império acádio. Durou cerca de 200 anos, de 2.300 a.C. a 2.100 a.C.



Início do Império Acádio



Os acadianos viviam no norte da Mesopotâmia, enquanto os sumérios viviam na região sul. Eles tinham um governo e uma cultura semelhantes aos sumérios, mas falavam um idioma diferente. O governo era composto de cidades-estados individuais. Cada cidade tinha seu próprio governante, que controlava a cidade e a áreas vizinhas. Inicialmente, essas cidades-estados não estavam unidas e muitas vezes guerreavam entre si.



Com o tempo, os governantes acadianos começaram a ver vantagens de unir muitas de suas cidades sob uma única nação e governo. Eles começaram a formar alianças e trabalhar juntos.



Sargão, o Grande



Por volta de 2.300 a.C., Sargão I, o Grande, chegou ao poder. Ele estabeleceu sua própria cidade chamada Acádia. Quando a poderosa cidade suméria de Uruk atacou sua cidade, ele revidou e finalmente conquistou Uruk. Ele então conquistou todas as cidades-estados sumérias e uniu o norte e o sul da Mesopotâmia sob um único governante.



O Império cresce



Nos duzentos anos seguintes, o Império Acádio continuou a se expandir. Eles atacaram e conquistaram os elamitas ao leste. Eles se mudaram para o sul para Omã. Eles chegaram a oeste até o mar Mediterrâneo e a Síria.



Naram-Sin



Um dos grandes reis de Acádia foi Naram-Sin. Ele era neto de Sargão I, o Grande. Naram-Sin governou por mais de 50 anos. Ele reprimiu revoltas e expandiu o império. Seu reinado é considerado o auge do Império Acádio.



Queda do Império



Em 2.100 a.C., a cidade suméria de Ur voltou ao poder conquistando a cidade de Acádia. O Império agora era governado por um rei sumério, mas ainda estava unido. O império ficou mais fraco, no entanto, e acabou sendo conquistado pelos amorreus por volta de 2.000 a.C.


Relevo mostrando o rei acádio Naram-Sin eliminando os inimigos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estela mesopotâmica mostrando o rei acádio Naram-Sin eliminando os inimigos.

 

 

Artigo publicado em: 10/12/2019
___________________________________


Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).






Império Acádio Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Mesopotâmia - grandes civilizações do passado

Autor: Roaf, Michael

Editora: Fólio

Ano: 2005

Temas do livro: História Antiga Oriental, Civilizações Antigas


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.