Introdução
A vegetação da Região Sul do Brasil apresenta rica diversidade, resultado das variações de clima, relevo, altitude e umidade encontradas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre suas principais formações vegetais estão a Mata de Araucárias, a Mata Atlântica, os campos sulinos e as áreas de vegetação litorânea. Essas paisagens abrigam numerosas espécies de plantas e animais, exercem importante função na conservação dos solos e dos recursos hídricos e, ao longo da história, foram intensamente transformadas pela agricultura, pela pecuária, pela urbanização e pela exploração madeireira.
TIPOS DE VEGETAÇÃO DO SUL DO BRASIL
1. Mata Atlântica
- Presente na região do litoral sul. Essa vegetação cobre, principalmente, as encostas da Serra Geral e da Serra do Mar.
- É uma vegetação composta, principalmente, por árvores altas (grande porte).
- Vegetação perene (mantem grande parte das folhas durante o ano todo).
- As principais espécies vegetais da Mata Atlântica, na região, são: palmitos, ipês, perobas e pimenteira-de-folha-larga.
2. Floresta Subcaducifólia Tropical
- Encontrada, principalmente, na região norte do estado do Paraná.
- O tipo de vegetação depende muito do tipo de solo em que está presente. Em áreas de solo fértil, há uma vegetação exuberante. Em solos com presença de arenito, existem poucas espécies vegetais.
- As principais espécies vegetais desse tipo de floresta são: cedro e canela.
3. Floresta Subcaducifólia Subtropical
- Está presente em áreas ocidentais da região sul, principalmente, nos vales dos rios.
- As espécies mais comuns são: angico e alecrim (arbusto aromático cujas folhas são usadas na culinária e para fazer cosméticos)
4. Floresta de Araucária (Mata dos Pinhais)
- Está presente nos três estados da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), principalmente, em áreas de clima subtropical.
- As espécies mais comuns são: Pinheiro do Paraná (araucária angustifólia), erva-mate e imbuia.
![]() |
| Mata dos Pinhais |
5. Campos
- Presente na região do Planalto do Paraná e em algumas áreas meridionais do estado do Rio Grande do Sul.
- Presença de poucas árvores e predomínio de vegetação rasteira (gramíneas).
6. Cerrado
- Presente em algumas áreas específicas nas proximidades do rio das Cinzas.
- Vegetação arbustiva.
7. Vegetação Litorânea
- Composta por matas de restingas e manguezais.
- Presente em áreas úmidas e quentes, principalmente, nos litorais de Santa Catarina e Paraná.
|
|
| Vegetação típica do mangue presente no litoral da região sul do Brasil. |
|
|
| Restinga no litoral de Santa Catarina |
Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Atualizado em 14/07/2026
Fonte:
Geografia da Região Sul do Brasil
MORAES, Paulo Roberto. Região Sul. São Paulo: Editora Harbra, 2015.