Massa de Ar Polar Atlântica

A Massa de Ar Polar Atlântica é uma massa de ar muito fria que tem origem na Antártida e influência o clima no sul e sudeste do Brasil.


Geada provocada pela Massa Polar Atlântica no extremo sul do Brasil
Geada provocada pela Massa Polar Atlântica no extremo sul do Brasil

 

Introdução (origem e área de atuação)

 

A massa de ar Polar Atlântica tem origem na região marítima que envolve o extremo sul do Oceano Atlântico e Oceano Antártico. Atua, principalmente, durante o inverno na região sul do continente americano, período em que provoca queda brusca das temperaturas, geadas e até neve em cidades do extremo sul da América do Sul.

 

Principais características:

 

- Na região de sua origem (Oceano Antártico), ela é uma massa de ar extremamente fria e seca, pois a evaporação da água nesta região é muito baixa (quase nula).

 

- Da região Antártica ela segue em direção norte e, ao penetrar na região sul do Brasil e caminhar pelo litoral sul, esta massa de ar ganha umidade do Oceano Atlântico, gerando a formação de frentes frias e provocando  muitas chuvas na região sul (muitas vezes chega à região Sudeste).

 

- Estados brasileiros que sofrem a influência dessa massa de ar (em ordem de intensidade, da maior para a menor): Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas (região do extremo sul).

 

- Quando estas frentes frias são intensas, podem chegar até as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil (com baixa intensidade). Com muitas nuvens, costumam baixar a temperatura nestas regiões. Este fenômeno é popularmente chamado de friagem.

 

- A chegada da massa de ar Polar Atlântica até o norte do Brasil é favorecida pelo relevo da região por onde passa. As planícies centrais do Brasil servem como uma espécie de corredor (formado pelos Andes a oeste e planaltos a leste), facilitando o deslocamento das massas de ar em direção ao norte.

 

- Essa massa de ar tem grande responsabilidade pela existência do clima polar na região extremo sul da América (região da Antártida). Ela é responsável por temperaturas baixíssimas, podendo chegar a -40°C na estação do inverno.

 

Casal andando de mãos dadas num dia de frio

Dia de frio na Serra Gaúcha: ação da massa de ar polar atlântica no inverno.

 


 


atualizado em 03/11/2020




Você também pode gostar de:


Massa de Ar Polar Atlântica Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Climatologia - noções básicas e climas do Brasil

Autor: Mendonça, Francisco

Editora: Oficina de Textos


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Logotipo do site Suapesquisa.com em preto e branco Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.