Geografia da Região Norte do Brasil

Principais aspectos geográficos da região Norte do Brasil


Localização da região Norte no Brasil
Localização da região Norte no Brasil

 

Introdução: principais aspectos

 

A região norte do Brasil abrange os Estados do Acre (AC), Amapá (AP), Amazonas (AM), Pará (PA), Rondônia (RO), Roraima (RR) e Tocantins (TO). Com 3.870.000 km², ocupa 45% do território brasileiro. Apesar de sua grande extensão, sua população é a segunda menor do país, com apenas 18.430.980 moradores, ou seja, 8% da população brasileira.


Clima


A região norte é cortada pela linha do Equador e todo o seu território está localizado na região de baixas latitudes. Por essa razão, o clima na região é quente e sofre baixa variação térmica ao longo de todo o ano.


As massas de ar que afetam a região são a Equatorial atlântica e a Equatorial continental. Ambas massas são úmidas e quentes, de forma que as precipitações na região são abundantes ao longo de todo o ano, com taxas de pluviosidade que ultrapassam os 2.500 mm anuais.


Relevo


O relevo da região norte do Brasil é composto pela Planície Amazônica, pelo Planalto Central e pelo Planalto das Guianas. A Planície Amazônica é uma região formada por deposição de sedimentos. As altitudes não ultrapassam os 350 m de altitude, de forma que parte do terreno é inundado em períodos de cheia.


Na porção Sul da região Norte encontra-se o Planalto Central, formado por escudos cristalinos e rochas sedimentares. Ao norte da região, encontra-se o Planalto das Guianas, formado por escudos cristalinos residuais da planície amazônica. Nessa região encontram-se os picos mais elevados do Brasil, como o Pico da Neblina (2993m), localizado na fronteira com a Venezuela.  


Vegetação


A vegetação predominante em toda a região norte é a Floresta Amazônica, formada por uma mata fechada úmida, com presença de uma grande biodiversidade vegetal e animal. Além da floresta amazônica, também são encontrados manguezais nas regiões litorâneas e faixas de cerrado, principalmente em Rondônia, Roraima e no Tocantins. Nas várzeas de inundação (áreas inundadas apenas nos períodos de cheia), formam-se os campos, com predominância de vegetação rasteira.


Floresta Amazônica com árvores e vitória-régia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Floresta Amazônica: bioma predominante na região Norte do Brasil.

 

 

 

Hidrografia


A região norte é drenada pelos afluentes da bacia do Amazonas, com exceção da porção leste do Estado do Pará, que é drenada pela Bacia do Rio Araguaia e Tocantins. A maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal, está localizada no curso do Rio Araguaia, no estado de Tocantins.


Economia


O extrativismo mineral e vegetal é a principal atividade econômica da região Norte. O extrativismo é realizado tanto de forma sustentável pelos povos indígenas e demais povos da floresta, como de forma predatória pelas grandes empresas de mineração.


A região norte é a menos industrializada no país. Para tentar reduzir as desigualdades regionais, em 1967 foi criada a Zona Franca de Manaus, para contribuir com a industrialização da região. Atualmente, a Zona Franca de Manaus contribui com 24% do PIB do Estado do Amazonas.


O agronegócio também se destaca na região, com o crescimento dos rebanhos de gado de corte e produtos agrícolas para exportação.


Foto aérea da Zona Franca de Manaus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Zona Franca de Manaus: principal polo industrial da região Norte do Brasil.

 

 

 

 

Publicado em 06/03/2020

Por Jóyce Oliveira Leitão
Licenciada em Geografia (Universidade Estadual de Londrina - 2009), Bacharela em Geografia (USP - 2014) e Mestra em Geografia (Unicamp - 2017). Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259184T9






Geografia da Região Norte do Brasil Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Região Norte - Coleção Expedição Brasil

Autor: Moraes, P. R.

Editora: Harbra

Ano: 2008

Temas do livro: Geografia Física da Região Norte do Brasil


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.