Introdução - o que é / localização
A Caatinga é o bioma presente na região do semiárido nordestino. A área de influência desse bioma compreende os Estados do Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Maranhão, Piauí e o Norte da Bahia.
Apesar de ter um solo rico em nutrientes, por ser seco e pedregoso, a população que vive na Caatinga enfrenta dificuldades para o cultivo de alimentos. Esse problema poderia ser facilmente solucionado com a implementação de sistemas de irrigação.
Entretanto, por ser uma região afetada pela pobreza, muitas famílias do interior nordestino e norte da Bahia ficam expostas à fome, sobretudo nos períodos de seca, por não disporem dos recursos e informação necessária para cultivarem o solo.
![]() |
Localização da Caatinga |
Características da vegetação da Caatinga
- Esse bioma é composto por um tipo de formação campestre de vegetação aberta, com grande presença de arvores pequenas de galhos retorcidos, arbustos espinhosos e cactos, que são capazes de armazenar água para suportar os períodos de seca.
- A flora da Caatinga é constituída por espécies xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e aos baixos índices pluviométricos da região. Esse tipo de vegetação também é conhecido como savana estépica e possuem raízes superficiais para absorverem de forma mais eficiente a água das poucas chuvas que ocorrem na região.
- Outra característica da flora da Caatinga é a presença de vegetação caducifólia, ou seja, que perde as folhas nos períodos de seca como forma de evitar a perda de água por evaporação, bem como de vegetações com folhagem pequena, para reduzir a área de exposição ao sol e a consequente perda de água.
- Uma das principais características da vegetação da caatinga é que grande parte das espécies perdem suas folhas durante a estação seca. É um recurso para diminuir a perda de água durante o período seco.
- Em grande parte da caatinga as árvores são de pequeno porte e encontram-se espaçadas.
- Grande parte dos vegetais possuem raízes profundas (para encontrar água em profundidades mais altas) e espinhos.
Abaixo, alguns exemplos de vegetação natural da Caatinga
Arbustos:
- Aroeira (Myracrodruon urundeuva)
- Angico (Anadenanthera colubrina)
- Juazeiro (Ziziphus joazeiro).
Bromélias:
- Caroá (Neoglaziovia variegata)
Cactos:
- Mandacaru (Cereus jamacaru)
- Xique-xique do sertão (Pilocereus gounellei)
- Palmatória (cactos de diversos formatos e tamanhos).
![]() |
Savana Estépica Arborizada: tipo florestal mais comum na Caatinga. |
|
Juazeiro, árvore típica da Caatinga do Nordeste brasileiro. |
Características da fauna da Caatinga
Devido ao clima semiárido, a Caatinga apresenta baixa densidade de indivíduos vertebrados. Apesar disso, o bioma é rico em biodiversidade. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, esse bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas.
Dentre as principais espécies animais vivendo neste bioma, podemos citar os seguintes:
- Ararinha-azul
- Sapo-cururu
- Cutia
- Asa-branca
- Preá
- Gambá
- Tatupeba
- Sagui-de-tufos-brancos
- Capivara
- Calangos (lagartos)
- Águia-chilena
- Jaguatirica
- Periquito (pássaro)
- Arara-azul-de-lear
- Azulão (pássaro)
- Cachorro-do-mato
- Carcará (pássaro)
- Jaó-do-sul (pássaro)
- Cancão (pássaro)
- Lagarto tejú (réptil)
- Mocó (roedor)
- Macaco-prego (primata)
![]() |
Veado-catingueiro (Mazama gouazoubira): mamífero típico do bioma Caatinga. É encontrado, principalmente, nos estados da Bahia, Pernambuco, Piauí e Paraíba. |
|
Cutia: roedor presente na fauna do bioma Caatinga. |
Desmatamento da Caatinga: um grave problema ambiental
Dados mais recentes, divulgados em agosto de 2019 pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), apontam que, aproximadamente, 50% do território da Caatinga enfrenta algum tipo de degradação, principalmente desmatamento.
Em maio de 2020, a Mapbiomas divulgou dados sobre desmatamento nos biomas brasileiros. De acordo com a instituição, a Caatinga teve 12.153 hectares desmatados em 2019. Isso corresponde a 1% do total de áreas desmatadas no Brasil em 2019.
A prática da pecuária extensiva na região é uma das razões para a redução da ocorrência de vegetação natural na Caatinga. Em alguns locais do semiárido já são encontradas regiões com características de deserto.
|
Vegetação da Caatinga do Nordeste: grande presença de cactos. |
Curiosidades da Caatinga
- Durante o período de seca, o gado da região alimenta-se do mandacaru, que é rico em água.
- Algumas espécies de bromélias, como o caroá, são aproveitadas para a fabricação de bolsas, cintos, cordas e redes, pois são ricas em fibras vegetais.
- Caatingal é o nome dado a uma grande extensão territorial de caatinga conservada.
- A palavra caatinga tem origem no tupi kaa'tinga, onde ka'a significa mato (ou vegetação) e tinga significa branco (ou claro). Logo a palavra entre os indígenas tupis significa "mato branco".
- Existe no bioma Caatinga cerca de 180 espécies de mamíferos, 175 espécies de répteis, 590 espécies de aves e 80 espécies de anfíbios (dados do MMA, referente ao ano de 2019).
- Dia 28 de abril é comemorado o Dia Nacional da Caatinga.
![]() |
Caatinga: solo seco, arbustos e grande quantidade de espécies animais. |
Saiba mais:
- Obtenha mais dados e informações sobre o bioma Caatinga no website do Ministério do Meio Ambiente.
Última revisão e atualização: 18/01/2021
Por Jóyce Oliveira Leitão
Licenciada em Geografia (Universidade Estadual de Londrina - 2009), Bacharela em Geografia (USP - 2014) e Mestra em Geografia (Unicamp - 2017)
Fontes de referência do texto:
- MORAES, Paulo Roberto. Geografia Geral e do Brasil – Volume Único. São Paulo: Editora Harbra, 2016.
- TERRA, Lygia. Geografia. Conexões. Estudos de Geografia Geral e do Brasil - Volume Único. Série Moderna Plus. São Paulo: Editora Moderna, 2014.