O que é (definição)
Socialismo é uma doutrina econômica e política que defende o fim da propriedade privada, através da coletivização dos meios de produção, e das classes sociais.
Relação do socialismo com o comunismo
Do ponto de vista político e econômico, o comunismo seria a etapa final de um sistema que visa à igualdade social e a passagem do poder político e econômico para as mãos da classe trabalhadora. Para atingir este estágio, dever-se-ia passar pelo socialismo, uma fase de transição onde o poder estaria nas mãos de uma burocracia, que organizaria a sociedade rumo à igualdade plena, onde os trabalhadores seriam os dirigentes e o Estado não existiria.
Principais características do Socialismo:
• Economia planificada e centralizada, com elevada influência e controle do Estado. O governo define preços de produtos e serviços, fixa valores salariais, age na quantidade de produção e formação de estoques, administra o comércio exterior, entre outras ações controladoras.
• Os meios de produção são de propriedade, ou controlados, pelo Estado.
• O sistema bancário é totalmente estatal. Através dos bancos, o governo controla taxa de juros, tarifas bancárias, financiamentos e aplicação de recursos.
• Presença de grande quantidade de empresas estatais, principalmente nos setores de infraestrutura.
• Inexistência de concorrência, livre iniciativa e liberdade comercial.
• Serviços públicos (educação, saúde, transportes, etc.) geridos pelo governo.
• Os governos socialistas normalmente buscam fornecer uma forte rede de segurança social, incluindo programas como seguro-desemprego, seguridade social e cuidados de saúde universais.
• Ideal de inexistência de desigualdades sociais. Porém, nas experiências socialistas que ocorreram na História, 99% da população obtinha renda na mesma faixa (salários praticamente de subsistência). Por outro lado, 1% (integrantes do governo socialista) possuía melhores condições de vida e privilégios.
Engels e Marx: principais teóricos do socialismo científico. |
Principais correntes socialistas
Existem várias correntes do socialismo, entre elas as principais são: socialismo democrático, socialismo árabe, socialismo africano, comunismo, eco-socialismo, social anarquismo, social-democracia, socialismo utópico, socialismo de mercado e socialismo revolucionário.
Países atuais que seguem o socialismo e são unipartidários:
República Popular da China, República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte), República de Cuba, República Socialista do Vietnã e República Democrática Popular do Laos.
Praça da Revolução em Havana: homenagem ao lider revolucionário socialista Ernesto Che Guevara. |
Etimologia (origem da palavra)
- A palavra "socialismo" deriva da palavra francesa "socialisme", que significa uma doutrina de organização social, que favorece e coloca em primeiro lugar o coletivo.
Principais teóricos do Socialismo Científico e suas principais obras:
• Karl Marx (principal idealizador) – filósofo e sociólogo alemão. Autor de O Manifesto Comunista e O Capital.
• Friedrich Engels (coautor de obras com Karl Marx) – industrial, teórico e revolucionário alemão. Autor de O Manifesto Comunista (em parceria dom Marx), A ideologia alemã (em parceria com Marx) e Do socialismo utópico ao socialismo científico.
• Karl Kautsky – filósofo, historiador e teórico marxista. Foi autor de A questão agrária e As três fontes do marxismo: A obra histórico de Marx.
Principais Teóricos da fase inicial do socialismo (socialismo utópico):
• Conde de Saint-Simon – filósofo e economista francês. É considerado um dos fundadores do socialismo utópico. Autor de A indústria e O novo cristianismo.
• Charles Fourier – economista, filósofo e sociólogo francês. É autor de O novo mundo industrial e societário e A falsa indústria.
• Pierre Leroux – filósofo, economista e político francês. É autor de A Nova Enciclopédia.
Principais Teóricos do Socialismo Cristão:
• Robert Lamennais – filósofo e escritor católico francês. Autor de Ensaios sobre a indiferença em matéria de religião considerada em suas relações com a ordem política e civil.
• Adolph Wagner – professor universitário, economista, padre e filósofo alemão. Um dos idealizadores do “Socialismo Estatal” ou “Social-estatismo”. Foi o autor de Fundamentos da Economia Política.
• Frederick Denison Maurice (conhecido como F. D. Maurice) – teólogo socialista cristão (anglicano). Foi autor de A doutrina do sacrifício e As epístolas de São João.
Curiosidades
- A cor que simboliza e representa o Socialismo é o vermelho.
- Os símbolos mais usados para representar o socialismo são: a foice e o martelo cruzados e a estrela de cinco pontas na cor vermelha.
- Atualmente, somente Cuba, governada por Miguel Díaz-Canel, mantém plenamente o sistema socialista em vigor. Mesmo enfrentando um forte bloqueio econômico dos Estados Unidos, o governo cubano consegue sustentar o regime, utilizando, muitas vezes, a repressão e o controle político e social.
Foice e martelo: um dos símbolos mais usados para representar o Socialismo. |
Por Jefferson Evandro Machado RamosGraduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fontes de referência do texto:
TOMAZI, Nelson Dacio e ROSSI, Marco Antonio. Sociologia para o Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2017.
SANDRONI, Paulo. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo: Editora Best Seller, 1999.
Vídeo indicado no YouTube:
O que é socialismo? - Canal Brasil Escola Oficial