Localização e limites geográficos
A África é um continente com, aproximadamente, 30,27 milhões de quilômetros quadrados de terras. Estas se localizam parte no hemisfério norte e parte no sul. Ao norte é banhado pelo mar Mediterrâneo; ao leste pelas águas do Oceano Índico e a oeste pelo Oceano Atlântico. O Sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas destes dois oceanos.
Dados gerais e características do Continente Africano:
• É um continente basicamente agrário, pois cerca de 62% da população habitam o meio rural, enquanto somente 36% moram em cidades (dado de 2022).
• No geral, é um continente pobre e subdesenvolvido, apresentando baixos índices de desenvolvimento econômico. A renda per capita (PIB per capita), por exemplo, é de, aproximadamente, US$ 960,00. O PIB (Produto Interno Bruto - dado de 2022) corresponde a apenas 1% do PIB mundial. Grande parte dos países possui parques industriais pouco desenvolvidos, enquanto outros nem se quer são industrializados, vivendo basicamente da agricultura.
• O principal bloco econômico africano é o SADC (Southern Africa Development Community), formado por 15 países: África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurício, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Seychelles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.
• Além da agricultura, destaca-se a exploração de recursos minerais como, por exemplo, ouro e diamante. Esta exploração gera pouca renda para os países, pois é feita por empresas multinacionais estrangeiras, principalmente da Europa.
• Os países africanos que possuem um nível de desenvolvimento um pouco melhor do que a média do continente são: África do Sul, Egito, Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia.
• Os principais problemas africanos são: fome, epidemias (a AIDS é a principal) e os conflitos étnicos armados (alguns países vivem em processo de guerra civil).
• Os índices sociais africanos também não são bons. O analfabetismo, por exemplo, é de aproximadamente 40%.
• As religiões mais presentes no continente são: muçulmana (cerca de 40%) e católica romana (15%). Existem também seguidores de diversos cultos africanos.
• As línguas mais faladas no continente são: inglês, francês, árabe, português e as línguas africanas.
• A África possui uma fauna rica e diversificada. Os principais animais que vivem neste continente são: elefante africano, leão, zebra, rinoceronte, hipopótamo, leopardo, hiena, gorila, chacal, chipanzé, girafa e avestruz.
Mapa político da África (clique para ampliar) |
Geografia da África:
- Principais rios: Nilo, Níger, Congo, Limpopo, Zambeze e Orange.
- Maior lago africano: Lago Vitória com 68.100 km². Ele está localizado no território de três países: Uganda, Quênia e Tanzânia.
- Maior golfo africano: Golfo da Guiné com 1.530.000 km².
- Maior bacia hidrográfica: Bacia do Congo (região central do continente) com 3.695.000 km² de área.
- Clima: Clima Mediterrâneo (chuvas na primavera e outono) no norte e sul; Clima Equatorial (quente e úmido) no centro.
- Relevo: Monte Atlas (norte), Planalto Centro-Africano (região central), Grande Vale do Rift com altas montanhas e depressões (leste). Na região norte destaca-se o Deserto do Saara. Ele é o maior deserto do continente africano com cerca de 9.400.00 km² de superfície. A altitude média do relevo africano é de 750 metros.
- Montanhas mais altas: Kilimanjaro (Tanzânia) com 5.896 metros, Monte Quênia (Quênia) com 5.199 metros e Monte Margherita (Uganda) com 5.110 metros.
- Cidades mais populosas: Cairo (Egito), Lagos (Nigéria), Kinshasa (R. D. do Congo), Cartum (Sudão), Johanesburgo (África do Sul) e Gizé (Egito).
- Maiores ilhas: Madagascar com 587.041 km² e Reunião com 2.510 km².
- Extensão do litoral: 40.142 km².
- Países que fazem parte do continente africano: Angola, Argélia, Botsuana, Camarões, Lesoto , Madagascar, Malawi, Maurício, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia, Zimbábue, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Chade, Congo, Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, São Tomé e Príncipe, Togo, Egito, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental, Sudão, Sudão do Sul, Tunísia, Burundi, Djibuti, Eritreia, Etiópia, Quênia, Ruanda, Seychelles, Somália, Tanzânia, e Uganda.
Deserto do Saara: localizado na região norte da África, é um dos maiores e mais áridos do mundo. |
Os oceanos que banham o continente africano
O continente africano é banhado por quatro grandes corpos de água, conhecidos como oceanos ou mares:
Oceano Atlântico: Localizado na parte ocidental da África, este oceano banha países como Marrocos, Senegal, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Angola, Namíbia e África do Sul.
Oceano Índico: Este oceano banha a costa oriental da África, incluindo países como Somália, Quênia, Tanzânia, Moçambique, e África do Sul.
Mar Mediterrâneo: Ao norte da África, este mar separa o continente africano da Europa. Países como Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos possuem costas no Mediterrâneo.
Mar Vermelho: Este mar, que está mais para um golfo, banha a costa nordeste da África, incluindo países como Egito, Sudão, Eritreia e Djibuti.
População da África: dados e características gerais
Como os censos de muitos países africanos não estão atualizados, não é possível chegar a um dado preciso sobre a população do continente africano. As estimativas dão conta de que a população do continente esteja entre 1,48 bilhão de habitantes (estimativa de 2022).
Como o território africano é muito extenso (30,2 milhões de km²), a densidade demográfica é baixa (cerca de 44,7 habitantes por km²). Esta população também se distribui irregularmente pelo continente. Grande parte da população se concentra nas grandes cidades dos países litorâneos.
As áreas ocupadas por desertos e florestas densas são praticamente inabitadas, enquanto as regiões litorâneas e o vale do rio Nilo apresentam grandes concentrações populacionais.
Vale ressaltar também que grande parte da população africana se encontra na zona rural. A população urbana só é maior do que a rural em países como, por exemplo, Tunísia, Argélia e Líbia.
Etnias
Existem vários grupos étnicos na África. Cerca de 80% da população é formada por diferentes povos negros, que ocupam, principalmente, as regiões central e sul do continente (ao sul do deserto do Saara). Esta região é conhecida como “África Negra”. Os principais grupos étnicos africanos que habitam esta região são: bantos, sudaneses, bosquímanos, pigmeus, nilóticos.
Já os brancos (berberes, árabes e caucasianos) habitam, principalmente, a região setentrional do continente, ao norte do Deserto do Saara. Por isso essa região é conhecida como “África branca”.
Nos países do Norte da África, há predomínio da população branca. Na foto, pessoas caminhando numa rua do Marrocos. |
Faixas etárias
Grande parte da população africana é formada por jovens, pois o continente apresenta taxas elevadas de natalidade. A expectativa de vida no continente é baixa, em função do subdesenvolvimento de grande parte dos países.
Cidades mais populosas da África (estimativa 2022)
- Lagos na Nigéria - 11 milhões de habitantes
- Kinshasa na República Democrática do Congo – 9,6 milhões de habitantes
- Cairo no Egito – 8,8 milhões de habitantes
- Ibadan na Nigéria – 6,2 milhões de habitantes
- Alexandria no Egito – 5,1 milhões de habitantes
Curiosidades:
- É comemorado em 25 de maio de cada ano o Dia da África.
- Seicheles é o menor país da África com 455 km² de superfície.
- O maior país da África é o Sudão com 1.886.068 km² de superfície.
- O país mais rico do continente africano é a África do Sul. O PIB (Produto Interno Bruto) do país, em 2020, foi de US$ 365,5 bilhões (taxa de câmbio oficial).
Visão aérea do continente africano |
Revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
O continente africano é banhado por quatro grandes corpos de água, conhecidos como oceanos ou mares:
Oceano Atlântico: Localizado na parte ocidental da África, este oceano banha países como Marrocos, Senegal, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Angola, Namíbia e África do Sul.
Oceano Índico: Este oceano banha a costa oriental da África, incluindo países como Somália, Quênia, Tanzânia, Moçambique, e África do Sul.
Mar Mediterrâneo: Ao norte da África, este mar separa o continente africano da Europa. Países como Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos possuem costas no Mediterrâneo.
Mar Vermelho: Este mar, que está mais para um golfo, banha a costa nordeste da África, incluindo países como Egito, Sudão, Eritreia e Djibuti.
Fontes de referência do texto:
- ALMEIDA, Mauricio de. Geografia Global - Geral e do Brasil - Volume Único - Ensino Médio. São Paulo: Escala Educacional, 2010.
- SENE, Eustáquio de, MOREIRA, João Carlos. Geografia – Projeto Múltiplo. São Paulo: Scipione, 2014.