Continente Africano

A África é um continente que apresenta grande diversidade.


Mapa do Continente Africano
Mapa do Continente Africano



Localização e limites geográficos



A África é um continente com, aproximadamente, 30,27 milhões de quilômetros quadrados de terras. Estas se localizam parte no hemisfério norte e parte no sul. Ao norte é banhado pelo mar Mediterrâneo; ao leste pelas águas do Oceano Índico e a oeste pelo Oceano Atlântico. O Sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas destes dois oceanos.



Dados gerais e características do Continente Africano:


- A África é o segundo continente mais populoso do mundo (fica atrás somente da Ásia). Possui, aproximadamente, 1,35 bilhão de habitantes (estimativa 2019).


- É um continente basicamente agrário, pois cerca de 63% da população habitam o meio rural, enquanto somente 37% moram em cidades.


- No geral, é um continente pobre e subdesenvolvido, apresentando baixos índices de desenvolvimento econômico. A renda per capita (PIB per capita), por exemplo, é de, aproximadamente, US$ 925,00. O PIB (Produto Interno Bruto) corresponde a apenas 1% do PIB mundial. Grande parte dos países possui parques industriais pouco desenvolvidos, enquanto outros nem se quer são industrializados, vivendo basicamente da agricultura.


- O principal bloco econômico africano é o SADC (Southern Africa Development Community), formado por 15 países: África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurício, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Seychelles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.


- Além da agricultura, destaca-se a exploração de recursos minerais como, por exemplo, ouro e diamante. Esta exploração gera pouca renda para os países, pois é feita por empresas multinacionais estrangeiras, principalmente da Europa.


- Os países africanos que possuem um nível de desenvolvimento um pouco melhor do que a média do continente são: África do Sul, Egito, Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia.


- Os principais problemas africanos são: fome, epidemias (a AIDS é a principal) e os conflitos étnicos armados (alguns países vivem em processo de guerra civil).


- Os índices sociais africanos também não são bons. O analfabetismo, por exemplo, é de aproximadamente 40%.


- As religiões mais presentes no continente são: muçulmana (cerca de 40%) e católica romana (15%). Existem também seguidores de diversos cultos africanos.


- As línguas mais faladas no continente são: inglês, francês, árabe, português e as línguas africanas.

 

- A África possui uma fauna rica e diversificada. Os principais animais que vivem neste continente são: elefante africano, leão, zebra, rinoceronte, hipopótamo, leopardo, hiena, gorila, chacal, chipanzé, girafa e avestruz.

 

Mapa político da África
Mapa político da África (clique para ampliar)



Geografia da África:




- Principais rios: Nilo, Níger, Congo, Limpopo, Zambeze e Orange.

 

- Maior lago africano: Lago Vitória com 68.100 km². Ele está localizado no território de três países: Uganda, Quênia e Tanzânia.

 

- Maior golfo africano: Golfo da Guiné com 1.530.000 km².

 

- Maior bacia hidrográfica: Bacia do Congo (região central do continente) com 3.695.000 km² de área.



- Clima: Clima Mediterrâneo (chuvas na primavera e outono) no norte e sul; Clima Equatorial (quente e úmido) no centro.



- Relevo: Monte Atlas (norte), Planalto Centro-Africano (região central), Grande Vale do Rift com altas montanhas e depressões (leste). Na região norte destaca-se o Deserto do Saara. Ele é o maior deserto do continente africano com cerca de 9.400.00 km² de superfície. A altitude média do relevo africano é de 750 metros.


- Montanhas mais altas: Kilimanjaro (Tanzânia) com 5.896 metros, Monte Quênia (Quênia) com 5.199 metros e Monte Margherita (Uganda) com 5.110 metros.


- Cidades mais populosas: Cairo (Egito), Lagos (Nigéria), Kinshasa (R. D. do Congo), Cartum (Sudão), Johanesburgo (África do Sul) e Gizé (Egito).


- Maiores ilhas: Madagascar com 587.041 km² e Reunião com 2.510 km².

 

- Extensão do litoral: 40.142 km².

- Países que fazem parte do continente africano: Angola, Argélia, Botsuana, Camarões, Lesoto , Madagascar, Malawi, Maurício, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia, Zimbábue, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Chade, Congo, Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, São Tomé e Príncipe, Togo,  Egito, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental, Sudão, Sudão do Sul, Tunísia, Burundi, Djibuti, Eritreia, Etiópia, Quênia, Ruanda, Seychelles, Somália, Tanzânia, e Uganda.


Deserto do Saara
Deserto do Saara: localizado na região norte da África, é um dos maiores e mais áridos do mundo.

 

 

População da África: dados e características gerais


Como os censos de muitos países africanos não estão atualizados, não é possível chegar a um dado preciso sobre a população do continente africano. As estimativas dão conta de que a população do continente esteja entre 1,42 bilhão de habitantes (estimativa de 2020).

 

Como o território africano é muito extenso (30,2 milhões de km2), a densidade demográfica é baixa (cerca de 44,7 habitantes por km2). Esta população também se distribui irregularmente pelo continente. Grande parte da população se concentra nas grandes cidades dos países litorâneos.


As áreas ocupadas por desertos e florestas densas são praticamente inabitadas, enquanto as regiões litorâneas e o vale do rio Nilo apresentam grandes concentrações populacionais.

 

Vale ressaltar também que grande parte da população africana se encontra na zona rural. A população urbana só é maior do que a rural em países como, por exemplo, Tunísia, Argélia e Líbia.

 

Etnias


Existem vários grupos étnicos na África. Cerca de 80% da população é formada por diferentes povos negros, que ocupam, principalmente, as regiões central e sul do continente (ao sul do deserto do Saara). Esta região é conhecida como “África Negra”. Os principais grupos étnicos africanos que habitam esta região são: bantos, sudaneses, bosquímanos, pigmeus, nilóticos.

 

Já os brancos (berberes, árabes e caucasianos) habitam, principalmente, a região setentrional do continente, ao norte do Deserto do Saara. Por isso essa região é conhecida como “África branca”.

 

Pessoas brancas numa rua do Marrocos
Nos países do Norte da África, há predomínio da população branca. Na foto, pessoas caminhando numa rua do Marrocos.

 

 

Faixas etárias


Grande parte da população africana é formada por jovens, pois o continente apresenta taxas elevadas de natalidade. A expectativa de vida no continente é baixa, em função do subdesenvolvimento de grande parte dos países. 

 

Cidades mais populosas da África (estimativa 2020)


- Lagos na Nigéria - 10,9 milhões de habitantes

 

- Kinshasa na República Democrática do Congo – 9,4 milhões de habitantes

 

- Cairo no Egito – 8,7 milhões de habitantes

 

- Ibadan na Nigéria – 6,1 milhões de habitantes

 

- Alexandria no Egito – 5,02 milhões de habitantes

 

 

 

Curiosidades:



- É comemorado em 25 de maio de cada ano o Dia da África.

- Seicheles é o menor país da África com 455 km² de superfície.


- O maior país da África é o Sudão com 1.886.068 km² de superfície.


- O país mais rico do continente africano é a África do Sul. O PIB (Produto Interno Bruto) do país, em 2020, foi de US$ 365,5 bilhões (taxa de câmbio oficial).

 

Visão aérea do continente africano

Visão aérea do continente africano



 


 

atualizado em 19/02/2021




Você também pode gostar de:


Continente Africano Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Fontes de referência do texto:

 

- ALMEIDA, Mauricio de. Geografia Global - Geral e do Brasil - Volume Único - Ensino Médio. São Paulo: Escala Educacional, 2010. 

 

- SENE, Eustáquio de, MOREIRA, João Carlos. Geografia – Projeto Múltiplo. São Paulo: Scipione, 2014. 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.