Localização geográfica
O Saara é o maior deserto quente do mundo. Localiza-se na região norte da África. Seu território estende-se pelos seguintes países: Egito, Marrocos, Argélia, Líbia, Tunísia, Mauritânia, Mali, Sudão e Chade. Faz fronteira ao norte com o Mar Mediterrâneo, ao sul com o rio Níger, a leste com o mar Vermelho e oeste com o Oceano Atlântico.
Principais características do deserto do Saara:
• Ao contrário do que muitos pensam, o Saara situa-se, quase totalmente, numa região de planalto (em média 300 metros de altitude) com presença de cadeias montanhosas. Podemos encontrar algumas regiões com rochas, porém grande parte do Saara é composta por areia. As dunas do deserto são formadas pelas perigosas tempestades de areia. Existem também os oásis, pequenas áreas com presença de água e vegetação.
• As chuvas são extremamente raras e as temperaturas podem chegar a 50 °C durante o dia e –5 °C à noite. Com estas condições climáticas e geográficas é praticamente impossível viver no Saara.
• Poucos povos, entre eles os tuaregues e os beduínos, habitam esta região. Os beduínos costumam atravessar constantemente o Saara, acompanhados de seus camelos, para praticarem o comércio ambulante.
• Apesar de ser um deserto, o Saara não é totalmente plano. Ele contém várias formações rochosas, como o Tassili n'Ajjer na Argélia, que apresenta impressionantes arcos rochosos, bem como cadeias de montanhas como as montanhas Ahaggar (também conhecidas como Hoggar) no sul da Argélia.
• O Saara é conhecido por suas vastas extensões de dunas de areia, conhecidas como ergs ou mares de areia. Alguns dos ergs mais famosos incluem o Erg Chebbi no Marrocos e o Erg Murzuq na Líbia.
Também conhecidas como "mares de areia", as dunas estão presentes em algumas áreas do deserto do Saara. |
Curiosidades geográficas:
- A deserto do Saara possui pouco mais de 9 milhões de quilômetros quadrados.
- A palavra Saara deriva da palavra tenere que na língua tuaregue significa deserto.
- Atualmente (ano de 2024), vivem cerca de 2,6 milhões de pessoas no território do deserto do Saara.
- O principal rio que atravessa o deserto do Saara é o rio Nilo.
- As principais espécies animais que vivem nessa região desértica são: dromedários, cabras, raposa-do-deserto (feneco), escorpião-amarelo e adax (espécie de antílope). Porém, vale ressaltar que estas espécies vivem em regiões específicas do deserto saariano, ou seja, não são encontradas em toda extensão desértica.
- Principais oásis: Dades gorges (Marrocos), Chebika Mountain Oasis (Tunísia), Tinerhir Oasis (Marrocos) e Oasis de Tafilalet (Marrocos).
Paisagem de um oásis no Deserto do Saara. |
Caravana de beduínos passando pelo deserto do Saara. |
Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Fonte de referência:
- TERRA, Lygia e COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral – O espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Editora Moderna, 2016.