Lenda da Boiuna

Boiuna é uma cobra lendária do folclore nacional


Boiuna: uma lenda do folclore amazônico
Boiuna: uma lenda do folclore amazônico

 

O que é

 

De acordo com o folclore brasileiro, a Boiuna é uma cobra muito grande, que vive nas águas dos rios da região amazônica. Portanto, essa lenda foi e ainda é comum na região Norte do Brasil. Provavelmente, tem origem ligada à cultura indígena da região.

 

Como é a lenda da cobra Boiuna

 

Diz a lenda que a cobra Boiuna possui poderes especiais. Ela pode mudar o curso dos rios e até criar várias espécies de animais.

 

Porém, ela é uma cobra muito perigosa. De tempos em tempos, a serpente sai de sua habitação (nas regiões mais profundas dos rios) e sobe para a superfície. Quando isso ocorre, ela costuma afundar os barcos e atacar e devorar os pescadores.

 

A lenda da cobra Boiuna está ligada diretamente a outra lenda do folclore amazônico: a da cobra Norato. Diz a lenda, que a cobra Boiuna ficou grávida e teve um filho e uma filha. Os dois possuíam o poder especial de se transformarem em cobra ou ser humano. Porém as duas tinham personalidades e comportamentos bem diferentes. Norato era uma cobra do bem, enquanto Maria Caninana, sua irmã, era extremamente malvada.

 

As duas serpentes, filhos de Boiuna, brigaram até que Honorato saiu vencedor. Porém, seu desejo era ser homem para sempre. Para quebrar o encanto, que na verdade era uma maldição, a serpente teria que ser ferida na cabeça por uma lâmina virgem. Um soldado muito valente conseguiu fazer isso e livrou Norato do feitiço, que pôde a partir de então viver como um ser humano comum por toda vida.

 

 



atualizado em 05/06/2021

 




Você também pode gostar de:


Lenda da Boiuna Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Boiuna

Autor: Bertoletti, Vinicius

Editora: Dbdem


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.