O que é
Salto com vara é uma das modalidades do atletismo. Neste esporte, o atleta (saltador) deve passar por cima de uma barra (sarrafo), usando uma vara de apoio, sem derrubá-la. O atleta que conseguir ultrapassar a maior altura ganha a competição.
Principais regras:
- O atleta pode tocar na barra (sarrafo), porém não pode derrubá-lo. Caso isto ocorra, o salto é invalidado.
- O atleta não pode fazer com que a vara toque o chão além da marca indicada (ponto de encaixe da vara).
- A vara ou o corpo do atleta não pode tocar qualquer parte da área de queda, sem antes ocorrer a ultrapassagem da barra.
- Quando o corpo do atleta está no ar (após deixar o solo), sua mão na posição mais elevada da vara não pode ir para um ponto mais alto da mesma. A mão mais baixa também não pode ser colocada acima da outra.
Medidas e pesos principais:
- As medidas e pesos da vara são de livre escolha do atleta.
- O sarrafo deve ter peso máximo 2,250 quilos.
- A pista usada no salto com vara deve ter, no mínimo, 40 metros de comprimento. A largura deve ficar entre 1,22 metros e 1,25 metros.
- Na área de queda, que deve ter 5 metros por 5 metros, deve ter um colchão com esta medida. Ele deve ter entre 1 metro e 1 metro e meio de espessura.
Recordes Olímpicos e mundiais no salto com vara:
Masculino
- O saltador sueco Armand Duplantis possui o recorde mundial nesta modalidade do atletismo, obtido em 2022, que é de 6,21 metros. O recorde olímpico é do brasileiro Thiago Braz da Silva, que saltou 6,03 metros nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
Feminino
- O grande nome do salto com vara feminino é Yelena Isinbayeva. Ela possui o recorde olímpico (5,05 metros) obtido nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008). O recorde mundial também pertence a esta atleta. Em 2009, Yelena Isinbayeva obteve a marca de 5,06 metros.
Curiosidades:
- Se durante um salto a vara do atleta quebrar ou rachar, ele pode trocar a mesma por outra.
- O salto com vara (categoria masculina) faz parte do quadro olímpico de esportes desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna (Atenas 1896). Os Jogos Olímpicos só incluíram esta modalidade para as mulheres a partir do ano 2000 (Olimpíadas de Sydney, Austrália).
- No último campeonato mundial de Atletismo, realizado em Oregon (Estados Unidos) em 2022, o vencedor do salto com vara foi o sueco Armand Duplantis que atingiu a marca de 6,21 metros. Na categoria feminina, a medalha de ouro ficou com a saltadora norte-americana Katie Nageotte), que atingiu a marca de 4,85 metros.
- As varas deste esporte são confeccionadas em fibra de carbono.
|
Salto com vara: o atleta precisa de muita velocidade, força e equilíbrio nesta modalidade esportiva. |
Atualizado em 05/01/2023
Atletismo: os saltos
Autor: Fernandes, Jose Luis
Editora: EPU