Atletismo

O atletismo é composto por várias modalidades esportivas como corridas, saltos e arremessos. Saiba mais no artigo abaixo.


Atletismo: tradição e diversidade de modalidades
Atletismo: tradição e diversidade de modalidades

 

O que é e História do Atletismo 



O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C., eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso.

 

Grande parte das provas de atletismo é realizada em estádios fechados. Nestes estádios, existem as demarcações específicas para cada prova e também os equipamentos como, por exemplo, no salto com varas. Algumas competições como, por exemplo a maratona, são realizadas em vias públicas.

 

As principais modalidades do atletismo são:



Corrida de pista



É a mais tradicional competição do atletismo e envolve várias provas. 


- Corridas disputadas em pistas ovais (cada atleta corre numa faixa): 100 metros rasos, 200 metros rasos e 400 metros rasos.


- Corridas de Meio Fundo (os atletas não precisam ficar na raia): 800 metros e 1.500 metros.


- Corridas de Fundo (dentro da pista): 5.000 metros e 10.000 metros.


- Maratona (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.


Atletas disputando uma corrida de pista do Atletismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Corrida de pista: uma das principais e mais tradicionais modalidades do Atletismo.

 

 

 





Corridas com obstáculos



São realizadas dentro dos estádios e se dividem em quatro modalidades: 100 metros (feminino), 110 metros (masculino), 400 metros (masculino e feminino) e 3.000 metros (feminino e masculino).


Revezamento



As provas de revezamento são disputadas por grupos compostos por quatro atletas cada. Cada atleta corre um quarto da pista e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe.



Saltos



- Salto em distância: o atleta corre numa pista, de no mínimo 40 metros, e deve efetuar o salto antes de uma tábua de 20 cm de largura. Ao cair na areia é feita a medição da distância obtida. Vence o atleta que conseguir o salto com maior distância.

 

- Salto em altura: nesta competição o atleta deve percorrer uma pista (mínimo de 20 metros) e com uma vara saltar por cima do sarrafo (barra horizontal). O atleta pode tocar o sarrafo, porém o mesmo não pode cair. A altura vai aumentando a cada salto positivo. Vence o atleta que conseguir saltar maior altura sem derrubar o sarrafo.



Arremessos e Lançamentos



Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lançamento de dardo, de martelo e de disco. Em todas elas, vence o atleta que conseguir arremessar o objeto a uma distância maior. 

 

Atleta fazendo o arremesso de peso do Atletismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arremesso de peso: modalidade do Atletismo que exige muita força do atleta.

 

 

 

 

 

 

 

 



Decatlo



Praticada por homens, numa mesma prova são envolvidas dez modalidades do atletismo. As modalidades do decatlo são: corrida (100 metros), salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros. Vence o atleta que conseguir maior pontuação no geral das provas.



Heptatlo



Prova combinada somente para mulheres. Envolve sete modalidades do atletismo: 100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros. Vence a atleta que conseguir maior quantidade de pontos no geral.



Federações e Confederações



- As competições, regras e atividades internacionais de atletismo são organizadas pela IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo).

 

- No Brasil, as competições de atletismo são organizadas pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).

 

Curiosidades, dados dos últimos mundiais e fatos importantes do atletismo mundial:


- É comemorado em 9 de outubro o Dia do Atletismo.

 

- O último Mundial de Atletismo foi realizado em 2019 (entre os dias 27 de setembro e 06 de outubro), no Estádio Internacional Khalifa (Doha, Qatar). Os EUA ficaram em primeiro lugar no quadro de medalhas do mundial. Os norte-americanos conquistaram 29 medalhas (14 de ouro, 11 de prata e 4 de bronze). O Brasil ficou não se saiu muito bem nessa edição, acabando sem conquistar nenhuma medalha.


- O primeiro Mundial de Atletismo aconteceu em 1983, na cidade de Helsinque (Finlândia).


- O grande destaque do atletismo na Antiguidade foi Leonidas de Rhodes. Ele obteve doze títulos de corrida entre os anos de 164 e 152 a.C.

- As mulheres fizeram a estreia no atletismo olímpico somente em 1928 (Olimpíadas de Amsterdã). Nesta edição, as mulheres participaram das provas de revezamento 4x100m, salto em altura, lançamento de disco, 100 m e 800 m.


Pintura de ânfora mostrando uma cena do Atletismo na Grécia Antiga

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pintura numa ânfora mostrando uma cena do Atletismo na Grécia Antiga.

 

 

 

 

 

 

_______________________________________


atualizado em 14/10/2020






Atletismo Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Atletismo - regras oficiais de competição

Autor: CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo)

Editora: Phorte

Temas do livro: Esportes, Atletismo e Regras.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.