Ginástica Artística

Origem, história, movimentos, regras básicas, curiosidades, resumo, bibliografia


Ginástica Artística: muita agilidade, força e equilíbrio
Ginástica Artística: muita agilidade, força e equilíbrio


O que é



A Ginástica Artística se constitui em conjuntos de exercícios corporais e sistematizados aplicados em competições. Nas competições a força, a agilidade e a elasticidade são julgados.


Origem e história



A história da modalidade é antiga e vem lá da Grécia Antiga, onde acredita-se que os gregos praticam movimentos e acrobacias com o objetivo de atingir perfeição física.
Além disso, na Grécia a prática era comum para a preparação de outros esportes e até mesmo do treinamento militar. Mas somente no começo do século XIX, a ginástica artística se tornou uma modalidade esportiva. O responsável por isso foi o alemão Friedrich Ludwing Cristoph Jahn.



Ele fundou diversos clubes para os jovens aprenderem e praticarem a modalidade, e criou aparelhos que ainda hoje são usados, por isso é considerado por muitos o pai da ginástica.



A Alemanha foi o país responsável por levar a modalidade para a Europa e consequentemente para outras partes do mundo. Em 1986 a modalidade entra nos jogos olímpicos, e antes disso já estava presente nos jogos Pan-Americanos. Mas foi somente em 1928 que as mulheres começaram a competir.



Aqui no Brasil a modalidade chegou no final do século XIX através de imigrantes europeus. A cidade pioneira na criação de uma sociedade voltada para os ginastas foi Joinville, em 1858. Nosso primeiro campeonato foi em 1950, contando somente com atletas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, pois somente em 1978 a modalidade ganhou destaque em outras regiões do Brasil.

 

Conhecendo o local e os equipamentos



Os atletas treinam em ginásios específicos, que contenham os equipamentos necessários.



Para o treino masculino são necessários os seguintes aparelhos: Cavalo com alças, argolas e barras paralelas. Já para o treino feminino é essencial as barras assimétricas, as barras de equilíbrio e o solo preparado para o salto.



Ambos os sexos podem realizar movimentos no solo e os saltos, para isso é necessário um colchão para os atletas.




Objetivo e principais regras do jogo



O objetivo da modalidade é realizar com perfeição todos os movimentos. Nas competições, os ginastas executam vários movimentos pré determinados. Eses movimentos ocorrem nos aparelhos e no solo. Há diversos tipos de competições, e cada uma com suas regras, mas no geral, o que determina as maiores notas, e consequentemente o primeiro lugar, é o modo que os movimentos são realizados. Quanto menos erros, maior a nota.



Na prova de solo, giros, saltos e outros movimentos, os ginastas não podem ultrapassar o limite da quadra em forma de quadrado. Além disso os homens têm como regra 70 segundos para realizar movimentos, enquanto as mulheres têm 90 segundos.



Principais movimentos



-    Abertura: Ação que articula os quadris e as pernas;


-    Avião: Posição onde o competidor deve manter uma perna ao chão, e elevar a outra por trás com os braços abertos;


-    Carpada: As pernas devem ficar estendidas formando um ângulo com o tronco;


-    Diamidov: Movimentos feitos com as barras paralelas onde o competidor deve segurar somente com uma mão a barra e girar em torno de seu corpo;


-    Estendida: Corpo em linha reta, sem formação de ângulos.

 

Curiosidades do esporte



-    O alemão considerado “pai da ginástica’’ chegou a ser preso, pois o esporte foi considerado por muitos perigoso.


-    Os homens quando vão realizar saltos em competições não tem música de fundo, já as mulheres podem saltar com música.


-    O esporte entrou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896.


-   Nadia Comăneci, uma competidora romena de apenas 14 anos, entrou para a história da modalidade nos Oogos Olímpicos realizados em Montreal (1976). Nadia foi a primeira ginasta a receber nota 10 na modalidade.


-    A brasileira Daiane dos Santos, foi a primeira ginasta a realizar um salto duplo no salto, por isso o movimento leva o seu sobrenome.




Impressão


Ginástica Artística Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Fundamentos da ginástica artística e trampolins

Autor: Brochado, Fernando A.

Editora: Guanabara

Ano: 2016

Temas principais: esportes modalidades esportivas, ginástica


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.