O que é Economia - definição

Economia é uma ciência social voltada para o estudo da obtenção, produção e uso de bens materiais.


Economia: uma importante Ciência para o crescimento das riquezas no mundo
Economia: uma importante Ciência para o crescimento das riquezas no mundo

 

Definição e significado da palavra

 

Economia é uma ciência social, cujos principais objetivos são estudar, analisar, compreender e propor soluções econômicas para empresas e países. Logo, a Economia trabalha com dados econômicos e sistemas de análises relacionados aos diversos setores da economia (comércio, indústria, serviços, etc.).

 

A palavra é de origem grega. Em grego, “oikos” significa casa e “nomos” significa regras ou administrar. Daí podemos observar que, na Grécia Antiga, o conceito estava ligado à administração da casa. Muito provavelmente, a forma com que as pessoas utilizavam os recursos para manter os gastos do lar, as reservas, etc.

 

Dois principais sentidos de economia:

 

Quando falamos em “Economia”, logo pensamos em guardar (economizar, poupar) dinheiro. Esse é apenas um os sentidos dessa palavra. Se uma pessoa não gasta tudo aquilo que ganha, pode economizar, isto é, ter uma reserva de dinheiro para alguma necessidade futura, como comprar uma casa ou um automóvel, pagar despesas com educação, serviços etc.

 

Mas há outro sentido para a palavra Economia. E uma ciência que estuda as operações feitas com dinheiro (físico ou virtual), abrangendo todas as pessoas de um país.

 

Atividades econômicas

 

A agricultura, a prestação de serviços e a indústria são atividades econômicas, pois produzem coisas que vão render dinheiro. O comércio e o transporte das mercadorias agrícolas e industriais também rendem dinheiro para as pessoas, e estão incluídas nas atividades que a Economia estuda.

 

Um psicólogo, um professor, um cabelereiro, etc., são pessoas que prestam serviços aos outros, e recebem dinheiro por isso. As prestações de serviço também estão incluídas nas atividades econômicas. Este o setor de serviços de uma economia.

 

Conclusão

 

Em resumo, a economia é uma ciência voltada para o estudo das atividades econômicas, que vão aumentar as riquezas de um país. Além disso, a Economia elabora sistemas e práticas para melhorar a vida das pessoas, das empresas e da sociedade como um todo.

 

Você sabia?

 

- O profissional formado no curso universitário de Economia é conhecido como Economista. Este profissional é muito presente em grandes empresas, bancos, corretoras de valores, financeiras e institutos de pesquisas econômicas.

 

- É comemorado em 13 de agosto o Dia do Economista.

Mãos de um economista mostrando gráficos para outra pessoa

Economista: o profissional que atua na área de Economia.

 

 

 



atualizado em 26/10/2020




Você também pode gostar de:


O que é Economia - definição Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Uma breve história da Economia

Autor: Strathern, Paul

Editora: Zahar


Fonte de referência do texto:

 

- SANDRONI, Paulo. Dicionário de Economia do século XXI. São Paulo: Editora Record, 2016. 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Logotipo do site Suapesquisa.com em preto e branco Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.