Cadeia Alimentar

Veja no texto abaixo como funciona uma cadeia alimentar, sua importância e funções dos seres vivos.


Leoa comenda zebra após a caça: topo da cadeia alimentar
Leoa comenda zebra após a caça: topo da cadeia alimentar

 

O que é a cadeia alimentar 

 

Cadeia alimentar é um sistema de relações entre os seres vivos, que são fontes de alimentos (menos os que estão no topo da cadeia), de acordo com uma hierarquia baseada na nutrição de cada um.

 

Posição e funções das espécies na cadeia alimentar

 

1 - Produtores

 

As diferentes espécies que fazem parte de um ecossistema desempenham funções diferentes dentro da cadeia alimentar. Podemos começar pelas plantas, que produzem seu próprio alimento utilizando-se somente da luz solar, que as tornam capazes de extrair substâncias inorgânicas, que estão no solo e na atmosfera, transformando-as em substâncias orgânicas. Os vegetais são, numa cadeira alimentar, os seres produtores.


2 - Consumidores

 

Em seguida temos os herbívoros, animais que se alimentam somente de plantas. Dentro da cadeia alimentar eles são chamados de consumidores, pois se alimentam dos produtores, assim são chamadas as plantas por produzirem seu próprio alimento. 

 

Dentro da cadeia alimentar existem também os animais carnívoros como os leões, onças, leopardos e muitos outros que desempenham o papel de predador dentro da natureza. Os predadores se alimentam dos herbívoros, ou seja, dos consumidores. Após digerirem suas caças, os dejetos destes animais são depositados no solo fazendo com que os organismos decompositores concluam o ciclo da vida, ou seja, estes organismos decompõem as substâncias orgânicas encontradas nas fezes destes animais e as transforma em substâncias inorgânicas, como já vimos no início. Daí em diante, as plantas, com a ajuda do Sol, produzem seu alimento reiniciando o ciclo da vida. 

 

Decompositores

 

São as bactérias que fazem a decomposição dos organismos vivos mortos e devolvem para o solo os nutrientes.

 

Importância para o equilíbrio do ecossistema

 

O equilíbrio do ecossistema está profundamente ligado à realização de todas estas etapas. Caso alguma destas espécies venha a ser extinta, as outras não resistirão, uma vez que todas possuem uma relação de interdependência, ou seja, uma depende da outra para sobreviver. 

 

O desequilíbrio do ecossistema é um dos principais problemas ambientais da atualidade. Com a extinção de algumas espécies animais e vegetais, estão ocorrendo cada vez mais problemas em cadeias alimentares e, por consequência, prejuízos para o ecossistema. A caça predatória de animais, a poluição das águas, do ar e a contaminação de rios são os fatores que influem diretamente neste tipo de problema ambiental.

 

Exemplo de uma cadeia alimentar

Exemplo de uma cadeia alimentar: a planta está na base e o gavião no topo.

 

 

 

 



atualizado e revisado em 22/10/2020

Por Tânia Cabral - Professora de Biologia - Unesp, 2001






Cadeia Alimentar Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Uma cadeia alimentar

Autor: Granato, Suzana F.

Editora: FTD

Temas: Ciências

 

A História da Cadeia Alimentar

Autor: Bailey, Jacqui

Editora: DCL

Temas: Ciências e Biologia


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.