Continentalidade e Maritimidade

Continentalidade e Maritimidade são dois fatores que influenciam o clima.


Maritimidade: influência no clima litorâneo
Maritimidade: influência no clima litorâneo

 

Introdução


Existem vários fatores que influenciam o clima de uma determinada região. Entre eles, dois de grande importância são a continentalidade e a maritimidade.



Definição de continentalidade e maritimidade


Continentalidade é um fator climático relacionado à distância do oceano.

 

Maritimidade é um fator climático relacionado à proximidade de mares e oceanos.

 

Influência sobre o clima:


Estes dois fatores exercem grande influência sobre o clima de uma região, determinando a umidade e também a variação de temperatura.

 

Influência da continentalidade no clima


Quanto mais distante dos oceanos e mares, ou seja, quanto maior a influência da continentalidade, menor será a umidade do ar de uma região e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas). Em regiões de interior, ou seja, distantes dos oceanos, ocorre também maior variação de temperatura no decorrer do dia. Esta variação é observada também entre o inverno e o verão.

 

Estas variações de temperatura ocorrem em regiões distantes de grandes massas de água, pois a terra perde calor mais rapidamente do que a água. Se pegarmos a diferença entre a máxima e a mínima temperatura de um dia numa região de interior (maior influência da continentalidade) e de uma do litoral (maior influência da maritimidade), veremos que esta diferença é muito maior na região de interior.

 

Influência da maritimidade no clima


Regiões próximas a grandes massas de água (oceanos e mares) são influenciadas pela maritimidade. Quanto mais próxima uma região está do oceano, maior será a umidade do ar e o índice pluviométrico e menor a variação de temperatura diária. Esta variação também é menor entre o verão e o inverno. A amplitude térmica (diferença entre a máxima e a mínima temperatura) é menor, pois a água demora mais tempo para perder calor do que a terra. Assim, ela retém calor durante a noite, fazendo com que as temperaturas não baixem tanto quanto ocorre em áreas do interior.

 

No Brasil


Nosso país possui um vasto território continental e também litorâneo. Portanto, o clima brasileiro é muito influenciado por estes dois fatores climáticos. O clima das áreas litorâneas do Brasil sofre grande influência da maritimidade. Massas de ar que se formam no oceano Atlântico, por exemplo, são carregadas de umidade e atingem estas regiões.

 

Já as áreas do interior do Brasil sofrem maior influência da continentalidade. Excluindo a região da Amazônia, que retém muita umidade em função da vegetação, as outras áreas do interior do Brasil possuem clima caracterizado por baixa umidade do ar. A cidade de Brasília, por exemplo, situada bem no interior do território brasileiro, sofre com os baixos índices de umidade do ar.

 

Imagem de uma tempestade numa praia de Santa Catarina

Maritimidade é um fator de grande influência na região litorânea de Santa Catarina.

 

 

 



atualizado em 04/09/2020




Você também pode gostar de:


Continentalidade e Maritimidade Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Clima de Meio Ambiente
Autor: Conti, José Bueno
Editora: Saraiva

 

Fontes de referência do texto:

 

- ADAS, Melhem e ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. São Paulo: Editora Moderna, 2016. 

 

- ADÃO, Edilson e Furquim Jr., Laércio. 360° Geografia. São Paulo: Editora FTD, 2015. 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Logotipo do site Suapesquisa.com em preto e branco Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.