Thomas Edison - biografia resumida

Conheça mais sobre a vida e invenções deste importante cientista do século XIX.


Lãmpada incandescente de Thomas Edison
Lãmpada incandescente de Thomas Edison

 

Quem foi


Thomas Alva Edison foi um importante inventor estadunidense com 1.093 patentes registradas nos EUA. Aperfeiçoou a tecnologia para a produção da lâmpada elétrica, dando uma reviravolta no destino da humanidade.

 

Biografia resumida


- Thomas Edison nasceu em uma vila chamada Milan, localizada no Estado de Ohio, nos Estados Unidos, em 11 de fevereiro de 1847. Era o mais novo de sete irmãos.

 

- Thomas mudou-se com sua família para Port Huron, cidade localizada na margem do Lago Michigan, onde frequentou a escola primária por pouco tempo. Uma vez o professor não tinha sucesso, pois a criança era hiperativa, a educação formal ficou a cargo da mãe do estudante.

 

- Foi vítima de escarlatina, uma doença causada por bactérias, assim como várias infecções de ouvido. Esses eventos podem ter provocado a surdez que se agravou na fase adulta.

 

- Lia intensamente e aos 12 anos divertia-se construindo telégrafos rudimentares no porão da casa dos pais.

 

- Trabalhou como vendedor de jornais nos vagões ferroviários e teve a ideia de criar o seu próprio jornalzinho para o qual deu o nome Grand Trunk Herald (Grande Arauto Ferroviário).

 

- Thomas foi hábil em persuadir a coordenação da ferrovia a permitir que ele instalasse um laboratório de química no vagão de cargas. Ali fazia pequenos experimentos. Acidentalmente, um dos experimentos levou o vagão a pegar fogo e Thomas foi proibido de vender seus jornais.

 

- Com 15 anos estava pronto para trabalhar como operador de telégrafo. Então, mudou-se para o Estado de Kentuchy, onde foi funcionária da agência de notícias Associated Press.

 

- Em 1868 Thomas se mudou para Boston, centro de ciência e cultura. Lá trabalhou para a Western Union Company, empresa que desenvolvia sistemas de comunicação instantânea. Desenvolveu durante suas horas vagas seu primeiro invento: um registrador eletrônico que servia, por exemplo, para registrar votos nas eleições da assembleia.

 

- Em 1871, Thomas casou-se com Mary Stilwell, tendo três filhos com ela. Porém, aos 29 anos Mary morreu.

 

- O fonógrafo, o precursor do toca-discos e outra invenção de Thomas, foi criado em 1877.


Fonógrafo de Thomas Edison

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O fonógrafo criado em 1877 por Thomas Edison.

 

 

 

- Usando um filamento de carvão, material que não entrava em combustão com a passagem da corrente elétrica, Thomas conseguiu que seu protótipo de lâmpada permanecesse aceso por 40 horas.

 

- Em 1879, depois de adicionar aperfeiçoamentos, Thomas registra e inicia a produção e comercialização da lâmpada elétrica.

 

- A utilidade do produto foi tamanha que em 1880 Thomas funda a Edison Illuminating Company, uma organização que mais tarde se tornaria a General Eletric.

 

- Construiu um laboratório de pesquisa industrial em West Orange no qual supervisionava experimentos para o aperfeiçoamento da tecnologia aplicada à iluminação e a sistemas elétricos.

 

- Em 1896 Thomas foi a primeira pessoa a projetar imagens em movimento. Pouco depois o laboratório começou a produzir filmes, o primeiro deles foi The Great Train Robbery, lançado em 1903.

 

- Morreu aos 84 anos, por complicações da diabetes, em 18 de outubro de 1931.


Foto do inventor Thomas Edison

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Thomas Alva Edison: um dos mais importantes inventores da história.

 



 

______________________________

artigo publicado em 06/07/2020






Thomas Edison - biografia resumida Temas Relacionados
Bibliografia Indicada


Thomas Edison: A curiosa vida de um dos maiores inventores da história

Autor: John F. Kalli

Editora: Book Brothers

Ano: 2020

Temas do livro: Biografia, História, Invenções, Século XIX


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.