Cândido Rondon

O Marechal Rondon foi um importante sertanista e engenheiro militar brasileiro.


Cândido Rondon: sertanista e militar brasileiro.
Cândido Rondon: sertanista e militar brasileiro.

 

Quem foi


O Marechal Cândido Rondon foi sertanista e militar brasileiro. Contribuiu para a proteção de populações indígenas brasileiras e também atuou na exploração da região do Mato Grosso e oeste da Floresta Amazônica.



Biografia resumida


- O nome que Rondon recebeu ao nascer em 5 de maio de 1865 foi Cândido Mariano da Silva. Ele adicionou o sobrenome Rondon depois de adulto em homenagem a um tio que o criou após a morte dos pais.


- Nasceu no distrito de Mimoso, localizado no estado de Mato Grosso. Seu pai morreu antes do seu nascimento e sua mãe morreu quando a criança tinha dois anos.


- Criado pelo avô e pelo tio homenageado, Rondon ingressou na Escola Militar, localizada no Rio de Janeiro em 1881, tendo participado do Terceiro Regimento de Artilharia a Cavalo. Nessa organização, graduou-se em Ciências Físicas e Naturais.


- Tornou-se segundo tenente em 1888.


- Participou, na companhia de Benjamin Constant, do movimento que destituiu Dom Pedro II do trono e instalou o governo republicano em 1889.


- O Governo Provisório desse período inicial da república criou a Comissão de Construção das Linhas Telegráficas, para a qual Rondon foi convocado como ajudante. Após a instalação dessa linha, Rondon iniciou a construção da estrada que ligaria a capital (Rio de Janeiro) a Cuiabá (Mato Grosso).


- Em 1890 foi criada a Comissão Rondon, cujos objetivos eram ocupar parte do território brasileiro que ainda era desconhecido e implantar postos telegráficos.


- Rondon foi nomeado chefe do Distrito Telegráfico de Mato Grosso em 1891. No início de 1892 casou-se com Francisca Xavier, indo morar em Cuiabá para assumir o cargo. A união com Francisca resultou em sete filhos.


- Fazendo seu trabalho com sucesso, Rondon foi convocado a estender a linha telegráfica de Cuiabá para a Amazônia. Enquanto realizava os serviços, descobriu e nomeou o Rio Juruena, afluente do Rio Tapajós. Também fez contatos pacíficos com povos nativos isolados, como os Nambiquara.


- Rondon passou o ano de 1909 em uma expedição longa na Amazônia, principalmente junto a um rio que chamou de Rio da Dúvida, ficando esse entre os rios Juruena e Ji-Paraná. No ano seguinte, o presidente Nilo Peçanha o nomeou primeiro diretor do Serviço de Proteção ao Índio (SPI).


- Em 1914 Rondon capitaneia uma expedição, da qual participa o ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, em direção ao Rio da Dúvida. Mais tarde o rio foi renomeado Rio Roosevelt.


- Em 1919 foi nomeado diretor de Engenharia do Exército e nesse postou autorizou a construção de quartéis.


- Nos anos de 1924 e 1925, ele comandou as forças do exército, que combateu a Revolta Paulista de 1924.


- Durante a Revolução de 1930, Rondon renunciou ao cargo de diretor do SPI e passa a atuar em missão diplomática entre 1934 e 1938.


- Rondon apoiou as viagens dos irmãos Villas-Boas na região centro-norte do Brasil, uma vez que governo e fazendeiros do Mato Grosso se opunham a elas.


- Em maio de 1955 recebeu o título de Marechal do Exército Brasileiro.


- Seu suporte foi fundamental para a criação, em 1961, do Parque Nacional do Xingu, a primeira reserva indígena.


- Rondon faleceu na cidade do Rio de Janeiro, aos 92 anos, em 19 de janeiro de 1958.

 

Curiosidade:

 

- O estado de Rondônia recebeu esse nome em sua homenagem.

 

Foto do Marechal Cândido Rondon

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

Marechal Cândido Rondon: importante militar e sertanista brasileiro que atuou na defesa das populações indígenas da Amazônia.

 

 

 

 

 

 

 

 

______________________________

publicado em 05/08/2020






Cândido Rondon Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

THOMÉ, Nilson; THOMÉ, Pollyana. Cyriacolândia - território da família Rondon no Pantanal. Campo Grande: Edição do Autor, 2015.

 

Edilberto Coutinho. Rondon: o salto para o desconhecido. [S.l.]: Companhia Editora Nacional, 1987.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.