Cinturão de Kuiper

O Cinturão de Kuiper é uma área do Sistema Solar localizado entre o Sol e a órbita de Netuno.


Cinturão de Kuiper (em verde)
Cinturão de Kuiper (em verde)

 

O que é


O Cinturão de Kuiper é uma área do sistema solar exterior que concentra grande quantidade de corpos celestes de variadas dimensões.



Localização

 

Está localizado numa posição do sistema solar além dos planetas e antes do planeta-anão Éris.



Formação e Evolução

 

O Cinturão de Kuiper é considerado um remanescente do sistema solar primitivo, uma região onde planetesimais (os blocos de construção dos planetas) se formaram, mas não se aglutinaram em um planeta devido à influência gravitacional de Netuno. Ao longo de bilhões de anos, colisões e interações gravitacionais moldaram a população do Cinturão de Kuiper.



O que existe nesta área?

 

Os astros dispersos, que compõem o Cinturão de Kuiper, são formados, principalmente, por gelo, amônia e metano (composição muito parecida com a dos cometas). Possui um formato de disco que circunda o sistema solar.

 

Os corpos celestes localizados no Cinturão de Kuiper são chamados de objetos transnetunianos (estão além da órbita de Netuno). De acordo com muitos astrônomos, existem cerca de 100 mil corpos celestes nesta região do sistema solar.

 

 

Principais características:

 

• Composição: ele é composto principalmente por pequenos corpos gelados, como cometas, e restos do início do sistema solar, feitos de gases congelados, gelo de água e materiais rochosos.


• Tamanho e massa: embora contenha um grande número de objetos, sua massa total é relativamente pequena, estimada em apenas uma fração da massa da Terra.


• Objetos notáveis: o Cinturão de Kuiper abriga planetas anões como Plutão, Haumea e Makemake, além de muitos objetos menores.


• Características orbitais: os objetos no Cinturão de Kuiper possuem órbitas altamente elípticas e inclinadas, influenciadas pela gravidade de Netuno e interações com o sistema solar primitivo.


• Origem dos cometas de curto período: é a região de origem dos cometas de curto período, que levam menos de 200 anos para orbitar o Sol, diferenciando-o da Nuvem de Oort, que gera cometas de longo período.



Dados astronômicos do Cinturão de Kuiper:

 

- Distância do Sol: entre 30 e 50 UA, ou seja, entre 4.500.000.000 km e 7.500.000.000 km.

 

- Massa: aproximadamente 10% da massa do planeta Terra.

 

- Planetas anões no Cinturão de Kuiper: Plutão, Makemake e Haumea.



Curiosidades astronômicas

 

- O gelo que forma grande parte dos corpos celestes do Cinturão de Kuiper nunca derrete, como ocorre com muitos cometas.

 

- A primeira observação de um objeto do Cinturão de Kuiper ocorreu em 1992, sendo feita por astrônomos de um observatório localizado no Havaí (arquipélago dos EUA, localizado no Oceano Pacífico).

 

- De acordo com astrônomos, os corpos do Cinturão de Kuiper são objetos que não conseguiram se aglutinar, para formar planetas, na época da formação do sistema solar.

 

Foto do astrônomo Gerard Kuiper

Gerard Kuiper: astrônomo foi o primeiro a sugerir a existência de corpos celestes na região do cinturão de Kuiper.

 

 





Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:

 

STUART, Colin. A História do Universo para quem tem pressa: Do Big Bang às mais recentes descobertas da astronomia!. Rio de Janeiro: Valentina, 2018.



Vídeo indicado no YouTube:

 

Cinturão de Kuiper - Canal do Étore


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2025 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.