História da Inglaterra

Resumo da História da Inglaterra, principais fatos da história inglesa, guerras, revoluções, formação do Reino Unido


Batalha de Crecy durante a Guerra dos Cem Anos (iluminura do século XV)
Batalha de Crecy durante a Guerra dos Cem Anos (iluminura do século XV)

 

História da Inglaterra


- O território da atual Inglaterra foi habitado pelo povo celta desde meados do século V a.C.

 

- Entre os anos de 43 a 410 ocorreu a ocupação romana. A província da Inglaterra foi administrada pelos romanos neste período.

 

- No século V ocorreu a invasão do Império Romano pelos bárbaros. A região da Inglaterra foi invadida e dominada, principalmente, por três povos germânicos: jutos, anglos e saxões. Estes povos germânicos expulsaram grande parte dos celtas e romanos que habitavam a região.

 

- No século X a região foi fortemente atacada pelos Vikings, porém resistiu e se fortaleceu.

 

- No ano de 1066, Guilherme, o Conquistador, venceu o rei saxão Haroldo na Batalha de Hastings e foi coroado rei. Tem inicio o processo de unificação e formação da Inglaterra.

 

- O final do século XII foi marcado por grande instabilidade política. O rei Ricardo, Coração de Leão, foi participar da Terceira Cruzada e capturado, tornou-se prisioneiro do duque da Áustria. Neste período a nobreza inglesa ganhou grande poder no reino.

 

- Em 1256, foi formado o primeiro Parlamento com a participação de cidadãos comuns.

 

- Entre os anos de 1337 e 1453 a Inglaterra enfrentou a França na Guerra dos Cem Anos e saiu derrotada.

 

- Entre 1455 e 1487 ocorreu a Guerra das Duas Rosas. Foi uma guerra civil entre duas importantes nobres famílias inglesas (Lancaster e York) que disputavam o trono.

 

- Na Baixa Idade Média, principalmente no século XV, ocorreu o processo de fortalecimento da monarquia inglesa.

 

- No século XVI, no contexto das Reformas Religiosas, o rei inglês Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica e fundou a Igreja Anglicana.

 

- No século XVII (1688 a 1689) ocorreu a Revolução Gloriosa, que significou a queda do absolutismo. Neste processo, a monarquia inglesa perdeu poder para o Parlamento, tendo inicio o regime parlamentarista.

 

- Em 1707 a Escócia foi anexada pela Inglaterra. O Ato de União de 1707 colocou fim ao Reino da Inglaterra e ao Reino da Escócia, criando o Reino Unido da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales).

 

- No século XVIII a Inglaterra (já integrante do Reino Unido) passou por um grande e importante processo de transformação nos modos de produção, visando o emprego de tecnologia para acelerar a fabricação de produtos e reduzir custos. Este processo ficou conhecido como Revolução Industrial.

 

- Impulsionada pela Revolução Industrial, no século XIX, a Inglaterra tornou-se uma das grandes potências mundiais ao liderar o processo de neocolonialismo. Neste período houve um grande enriquecimento do país ao explorar regiões da África e Ásia. Foi o período de formação do grande Império Britânico.

 

- No século XX, a Inglaterra participou ativamente das duas grandes guerras mundiais. Na Segunda Guerra Mundial foi a principal força militar a enfrentar as forças nazistas da Alemanha, sendo decisiva na resistência e posterior vitória dos aliados.




Impressão Google+


História da Inglaterra Temas Relacionados

Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2015 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.