logo Sua Pesquisa

Ditadura Militar no Chile 
O que foi, período, governo Pinochet, resumo da ditadura chilena, o golpe militar de 1973 a 1990, características da ditadura chilena, economia

Pinochet, ditadura militar no Chile
Pinochet: governou o Chle durante toda ditadura

 

Período

Assim como o Brasil, o Chile passou por uma ditadura militar que provocou um grande retrocesso democrático no país. No Chile, a ditadura durou quase 17 anos (de setembro de 1973 a março de 1990). Neste período, o Chile foi governado pelo general Augusto Pinochet.

 Contexto histórico

No começo da década de 1970, o Chile apresentava uma economia dependente dos investimentos externos (principalmente de multinacionais). Embora com boa industrialização, o sistema econômico chileno apresentava grandes desigualdades sociais, sendo que uma significativa parcela da sociedade vivia em situação de pobreza.

No campo político, o embate entre capitalistas e socialistas, reflexo da Guerra Fria, dividia o país. Os partidos conservadores queiram manter o alinhamento com os Estados Unidos, defendendo reformas moderadas dentro do sistema capitalista e da ordem política em vigor. Por outro lado, os socialistas queriam mudanças radicais através de uma revolução que pudesse promover rupturas econômicas, conduzindo o país para o campo do socialismo.

Em 1970, foi eleito para a presidência o socialista Salvador Allende com apoio da Unidade Popular (grupo de partidos de esquerda). A intenção deste governo era, através de reformas socialistas, combater a desigualdade social e promover o crescimento econômico. Desta forma, o Chile seria conduzido, sem violência, para um Estado socialista. Nacionalização de recursos minerais (principalmente o cobre) e reforma agrária eram os principais pilares de Allende. Porém, estas medidas consideradas socialistas despertaram forte contrariedade nas Forças Armadas do Chile, na classe média, no meio empresarial e também nos Estados Unidos, que não queriam o país alinhado com a União Soviética.

Em 1973, ano do golpe militar, a crise econômica se agravou. A inflação estava na casa dos 300% e o PIB em queda. Estes fatores geraram uma grande insatisfação com o governo socialista de Salvador Allende.  

Golpe Militar de 1973

Em 11 de setembro de 1973, as Forças Armadas do Chile, através de um golpe de Estado, derrubaram o governo de Salvador Allende e deram início a um governo militar no país. Durante o Golpe, o Palácio de La Moneda (sede do governo) foi bombardeado pelo exército. Salvador Allende, antes das tropas o prenderem, se suicidou. Começava assim a ditadura militar no Chile, que foi governado por quase 17 anos pelo general Augusto Pinochet.

Principais características políticas do regime militar chileno:

- Perseguição política e prisão aos opositores (políticos, artistas, estudantes, líderes sindicais, entre outros);

- Tortura, repressão violenta e execução de opositores;

- Censura às emissoras de rádio, jornais, televisão e outros meios de comunicação;

- Fechamento de partidos políticos;

- Violações aos direitos humanos;

- Restrição à liberdade de expressão;

- Política anticomunista;

- Alinhamento político ao bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos.

- Forma autoritária de governar.

 Características econômicas:

- Aumento da desigualdade social;

- Política econômica neoliberal;

- Abertura da economia para empresas multinacionais;

- Privatizações de empresas estatais;

- Redução de gastos do setor público;

- Controle de juros através do Banco Central;

 

Fim da ditadura no Chile

A violenta e antidemocrática forma de governar de Augusto Pinochet começou, no final dos anos 80, a gerar pressões contrárias de países e instituições internacionais. Esta imagem negativa do governo chileno no exterior resultou no isolamento internacional do país. Vários países romperam relações diplomáticas com o Chile, em sinal de protesto ao governo truculento do país.

Internamente, grande parte do povo chileno não aguentava mais o governo Pinochet e a ditadura. A economia do país enfrentava problemas e as desigualdades sociais só haviam aumentado durante a ditadura.

Em 1988, o Chile passou por um plebiscito nacional, previsto pela Constituição, onde a população deveria escolher pelo “Sim” (permanência de Pinochet no poder) ou “Não” (convocações de eleições para o ano seguinte). Grande parte do povo votou pelo fim do regime militar. Em 1989, o Chile passou por eleições diretas e Patricio Aylwin foi eleito presidente pela Coalização de Partidos pela Democracia. A ditadura chilena se encerrou em 11 de março de 1990, com a posse do novo presidente civil.

 

 

 

_____________________________________________

Veja também:

Ditadura Militar no Brasil

O que é Ditadura

Chile

_____________________________________________

Bibliografia indicada:

- Os anos do Condor
  Autor: Dinges, John
  Editora: Companhia das Letras
  Temas: História Geral, Chile, Política

- Chile 1818 - 1990 (coleção Primeiros Passos)
  Autor: Sader, Emir
  Editora: Brasiliense
  Temas: História Geral, Chile

 

Acessar História

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

 

 

 

Copyright © 2004 - 2013 Sua Pesquisa. Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.