União Soviética

História, dados, bandeira, países que faziam parte, fim da União Soviética, capital, Rússia, URSS, socialismo, resumo, participação na Segunda Guerra Mundial


Bandeira da União Soviética
Bandeira da União Soviética

 

História e principais características


A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi criada em 1922 pelos bolcheviques, liderados por Lênin, como uma das consequências da Revolução Russa de 1917. Existiu até 1991, quando foi dissolvida no contexto da crise do socialismo com as reformas políticas e econômicas implantadas por Mikhail Gorbachev. A sede do poder da URSS era na capital russa, Moscou. A Rússia, república mais poderosa, comandou a URSS.

Após a 2ª Guerra Mundial, a União Soviética se tornou a segunda maior potência econômica e militar do mundo. Destacou-se também na corrida espacial e na produção de armas nucleares. Ficou atrás apenas dos Estados Unidos, principal adversário e representante do modelo capitalista.

Ela era composta por 15 repúblicas, ocupando um território de, aproximadamente, 22 milhões de km2.

Na década de 1980, a União Soviética possuía uma população ao redor de 290 milhões de habitantes. Os grupos étnicos com maior quantidade de habitantes eram os russos (145 milhões), ucranianos (44 milhões), usbeques (16 milhões), bielorussos (10 milhões) e azeris (6 milhões)

 

 

O socialismo na URSS


A União Soviética seguiu sempre o sistema político-econômico socialista. Havia um sistema político baseado num partido único (PCUS), que governava a URSS de forma centralizada e sem abrir espaço para opositores. Muito pelo contrário, o regime perseguiu e prendeu milhares de opositores políticos, principalmente até a década de 1970.

A economia era estatizada, ou seja, todos os meios de produção (indústrias, fazendas, bancos, etc.) eram controlados pelo governo. Os salários também eram controlados pelo governo, de forma que houvesse uma equiparação salarial, evitando assim a formação de desigualdades sociais.

 

 

URSS na Segunda Guerra Mundial


A União Soviética ficou ao lado dos aliados durante o conflito. Junto com Estados Unidos e Inglaterra, foi de extrema importância no combate ao regime nazista de Hitler. Após a o conflito, já como uma das principais potências vencedoras, exerceu grande influência nos países do leste europeu.

 

 

Crise da União Soviética


Até a década de 1970, a União Soviética apresentou um formidável desenvolvimento econômico. Porém, na década de 1980 a crise começou a ameaçar a grande potência socialista. As indústrias ultrapassadas não conseguiram acompanhar o desenvolvimento tecnológico necessário para abastecer aquela imensa população. A falta de produtos, principalmente alimentos e bens de consumo, passou a ser constante e gerar grande insatisfação popular.

O crescimento dos movimentos separatistas, principalmente nas repúblicas bálticas, crescia colocando em risco a unidade política da URSS.

Buscando resolver os graves problemas políticos e econômicos, o presidente Mikhail Gorbachev implantou uma série de reformas na URSS. Porém, estas reformas não apresentaram grandes efeitos positivos e a crise continuou.

Em dezembro de 1991, após algumas repúblicas declararem independência da URSS, foi assinado o acordo de Minsk que dissolveu a União Soviética e criou a CEI (Comunidade dos Estados Independentes). Era o fim da União Soviética.

 

 

Bandeira da União Soviética


A bandeira da União Soviética era composta por um retângulo vermelho com uma foice e um martelo amarelos cruzados, posicionados no canto superior esquerdo. Acima da foice e do martelo havia uma estrela de cinco pontas também amarela. A foice e o martelo cruzados eram o símbolo do socialismo, pois representavam os trabalhadores do campo e das indústrias.

 

 

Países que faziam parte da União Soviética:


- Rússia

- Lituânia

- Letônia

- Estônia

- Geórgia

- Armênia

- Azerbaijão

- Bielorrússia

- Cazaquistão

- Moldávia

- Quirguistão

- Tadjiquistão

- Turcomenistão

- Ucrânia

- Uzbequistão




Impressão Google+


União Soviética Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- História da União Soviética
  Autor: Kenez, Peter
  Editora: Edições 70 - Brasil
  Temas: História Geral


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2015 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.