Triatlo

História do triatlo, natação, ciclismo e corrida, ironman, competições, regras


Triatlo: natação, ciclismo e corrida
Triatlo: natação, ciclismo e corrida

 

O que é e história do Triatlo 

 

O Triatlo é uma modalidade esportiva que combina, de forma sequêncial e sem interrupção, provas de natação, ciclismo e corrida. Esta modalidade esportiva surgiu na década de 1970, na cidade de San Diego (sul do estado da Califórnia - Estados Unidos). Em 1978, foi organizada a primeira competição de grande porte de Triatlo no estado norte-americano do Havaí. Esta competição ganhou o nome de Ironman (Homem de Ferro).

 

Regras do Triatlo

 

As provas oficiais (para homens e mulheres) de triatlo podem ter, no máximo, 51,5 km de percurso total. Nas Olimpíadas, por exemplo, as provas de triatlo são divididas das seguinte forma: 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Este percurso também é utilizado nas provas do Campeonato Mundial.

 

Ironman 

 

O Ironman é uma competição de triatlo que requer muita resistência e preparo físico dos atletas, pois o percurso é mais longo. Costuma durar aproximadamente nove horas, sendo dividido da seguinte forma: 3,9 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.

 

 Principais competições

 

- Todos os anos a União Internacional de Triatlo organiza duas grandes competições de triatlo: Campeonato Mundial e Copa do Mundo.

 

- Nas Olimpíadas de Londres 2012 ocorreram provas de triatlo, pois este esporte faz parte do quadro de modalidades olímpicas.

 

O Triatlo nas Olimpíadas

 

Nas Olimpíadas as provas de triatlo são disputadas usando os padrões internacionais de distância, ou seja, 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

 

Nas Olimpíadas de Londres 2012 a medalha de ouro, na categoria masculina, ficou com o inglês Alistair Brownlee. Já na categoria feminina, a campeã foi a suíça Nicola Spirig.

 

A Austrália é o país que mais ganhou medalhas olímpicas em provas de triatlo na história do esporte. São ao todo 4 medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.

 

Organização

 

Em nível mundial, as competições e eventos de triatlo são organizados pela ITU (União Internacional de Triatlo). No Brasil, as competições são organizadas pela CBTri (Confederação Brasileira de Triatlo).


Curiosidade:

 

- O triatlo tornou-se um esporte olímpico no ano de 2000, durante os Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália).


 



Impressão Google+


Triatlo Temas Relacionados

Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2015 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.