Ciclismo

História da Ciclismo, mountain bike, BMX, estrada, pistas, benefícios para a saúde, estilos, esporte olímpico, bicicleta


Ciclismo: um esporte muito praticado no mundo todo
Ciclismo: um esporte muito praticado no mundo todo

 

O que é e história da Ciclismo 

 

O ciclismo é um esporte praticado com a utilização de uma bicicleta. Surgiu como esporte no século XIX, na Inglaterra. Faz parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da era moderna (1896), realizada em Atenas. As competições de ciclismo são divididas em três modalidades principais: pista, mountain bike, estrada e BMX.

 

Competições de Pista

 

Nesta modalidade as pistas podem ser de concreto ou madeira. As provas são: velocidade, perseguição individual, perseguição por equipes, velocidade olímpica, corridas por pontos, quilômetro contra o relógio, madison (uma hora de corrida para cada ciclista, sendo o vencedor aquele que fizer mais voltas) e keirin (oito voltas na pista em que os ciclistas devem acompanhar uma bicicleta motorizada).

 

As bicicletas utilizadas não possuem freios e a inclinação das pistas de competição pode chegar a 42º. As competições são realizadas em pistas de 4 quilômetros de extensão.

 

Mountain Bike

 

As provas são disputadas numa pista de terra com várias irregularidades (buracos, elevações e obstáculos). Existem as seguintes categorias: Cross Country (praticada em terreno irregular com muitas subidas e descidas), Free Ride (em pistas com muitos saltos e descidas) e Down Hill (somente descida em alta velocidade).

 

Competições de Estrada

 

Existem dois tipos principais de provas: resistência (para homens são 195 km e para mulheres 70 km) e contra o relógio (os ciclistas partem de dois em dois minutos e vence quem fizer o menor tempo). As primeiras competições oficiais desta modalidade ocorreram em Paris, no final do século XIX.

 

BMX

 

As provas ocorrem em pistas de 350 metros com diversos obstáculos. São duas modalidades: corrida (BMX Racing) e manobras (BMX Freestyle).

 

Benefícios para a saúde

 

A prática do ciclismo, desde que feita com orientações de especialistas e acompanhamento médico, é benéfica para o desenvolvimento muscular e cardiovascular. É uma excelente atividade aeróbica e sua prática regular queima muitas calorias.

 

Ciclismo nas Olimpíadas de 2012 (Londres)

 

- Foram realizadas, nas Olimpíadas de Londres, 20 provas de ciclismo nas seguintes modalidades: Pista, Mountain Bike, Estrada e BMX. O Reino Unido foi o país que mais se detacou, ganhando 12 medalhas (8 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).

 

Curiosidades:

 

- As competições internacionais oficiais de ciclismo são organizadas pela UCI (Union Cycliste Internationale) com sede na cidade de Aigle (Suíça).

 

- No Brasil, as competições oficiais são organizadas pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo).

 

- O primeiro campeonato mundial de cliclismo de pista ocorreu no ano de 1895.

 

- Atualmente, as grandes potências mundiais do ciclismo são: Reino Unido, Austrália e Alemanha.


 



Impressão Google+


Ciclismo Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- Ciclismo - treinamento, fisiologia e biomecânica

  Autor: D'élia, José Rubens

  Editora: Phorte

  Temas: Esporte, Educação Física

 

- Anatomia do Ciclismo

  Autor: Sovndal, Shannon

  Editora: Manole

  Temas: Esporte

 


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2015 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.