Natação

História da natação, modalidades olímpicas, benefícios para a saúde, estilos, piscina, esporte aquático


Natação: esporte, recreação e benefícios para a saúde
Natação: esporte, recreação e benefícios para a saúde

 

História da Natação 

 

A natação é uma atividade física praticada na água. Na Grécia Antiga, esta atividade já era praticada por ser benéfica ao corpo humano. Este esporte já fazia parte das Olimpíadas na Grécia Antiga. No século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto esporte competitivo. Ainda no século XIX, as primeiras competições foram organizadas na Inglaterra.

 

Estilos

 

Levando em consideração o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, são definidos quatro estilos de natação: crawl (nado livre), borboleta, peito e costas. Nas competições de nado medley, os nadadores devem nadar os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.

 

Piscina

 

Uma piscina oficial para a prática da natação deve medir 30 metros de comprimento por 22,5 centímetros de largura. De profundidade, a piscina deve ter 1,35 metros ou mais. Nas competições, a temperatura da água deve estar entre 25° e 28° C.  A piscina deve ter oito raias (cada uma deve ser ocupada por apenas um nadador) com 2,5 metros de largura cada uma.

 

Benefícios para a saúde 

 

A natação é considerada um dos esportes mais saudáveis, pois trabalha com diversos grupos musculares e articulações do corpo. Há também o benefício desta prática desenvolver o sistema cardíaco e respiratório. Como qualquer atividade esportiva, antes de praticar, o indivíduo deve procurar orientação de um profissional da área e passar por testes de avaliação médica.

 

Modalidades Olímpicas de Natação 

 

- 50 metros Crawl (nado livre) 

- 100 metros Crawl (nado livre)

- 200 metros Crawl (nado livre)

- 400 metros Crawl (nado livre)

- 800 metros Crawl (nado livre) * somente feminino

- 1500 metros Crawl (nado livre) *somente masculino

- 100 metros costas 

- 200 metros costas 

- 100 metros peito 

- 200 metros peito 

- 100 metros borboleta 

- 200 metros borboleta 

- 200 metros medley 

- 400 metros medley 

- Revezamentos 4 x 100 metros livres 

- Revezamentos 4 x 200 metros livres 

- Revezamentos 4 x 100 metros estilos

 

Principais competições

 

- Em agosto de 2016, tivemos as competições de natação nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. O grande destaque foi o nadador norte-americano Michael Phelps, que conquistou 6 medalhas (5 de ouro e 1 de prata). Os Estados Unidos foram o destaque no evento com 31 medalhas conquistadas (16 de ouro, 9 de prata e 6 de bronze). A nadadora norte-americana Katie Ledecky também teve uma excepcional participação, pois ganhou cinco medalhas (quatro de ouro e uma de prata).

 

- Entre 24 de julho e 9 de agosto de 2015, ocorreu o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Kazan (Rússia). O país que obteve mais medalhas de ouro foi a China (15 medalhas). Nesta competição, o Brasil conquistou 7 medalhas (1 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze), ficando em 13º lugar na classificação geral.

 

- O próximo Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos (em piscina longa) ocorrerá na cidade de Budapeste (Hungria), entre os dias 14 e 30 de julho de 2017.

 

- Os resultados obtidos pelos nadadores brasileiros nas Olimpíadas do Rio 2016 foram piores do que em 2012, pois ficamos sem nenhuma medalha. Em 2012, havíamos ganhado 2 medalhas (uma de prata com Thiago Pereira, nos 400 m medley, e uma de bronze com Cesar Cielo, nos 50 m livre).

 

- O Brasil terminou em primeiro lugar no Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta, realizado em dezembro de 2014 no Qatar. Foram 10 medalhas conquistadas (7 de ouro). Foi o melhor resultado obtido pelo Brasil na história do campeonato.

 

Curiosidades:

 

- As competições internacionais de natação são organizadas pela Fina (Federation Internationale de Natation), criada em 1908.

 

- No Brasil, quem organiza as competições oficiais é a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).

 

- O recorde olímpico dos 50 metros livres é do brasileiro Cesar Cielo. Ele fez a prova em 21s30 nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. O recorde mundial nos 50m livres também é de Cesar Cielo: 20s91, batido em São Paulo no ano de 2009.

 

- Nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, as provas de natação foram realizadas no Estádio Aquático Olímpico, localizado no bairro da Barra da Tijuca.

 

- Nas Olimpíadas do Rio 2016, após ganhar mais seis medalhas, Michael Phelps se manteve como o atleta com mais medalhas olímpicas da História. Em quatro Olimpíadas disputadas foram 28 medalhas conquistadas, sendo 23 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze.

 

- Comemora-se em 8 de abril o Dia da Natação.




Impressão Google+


Natação Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

O que é Natação

Autor: Vieira, Silvia

Editora: Casa da Palavra

Temas do livro: Esportes aquáticos, Lazer, Educação Física


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2016 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.