Economia Asteca

Economia asteca, agricultura, tributos, trabalho, comércio no Império Asteca, principais atividades econômicas


Transporte de mercadorias no Império Asteca: comércio intenso
Transporte de mercadorias no Império Asteca: comércio intenso

 

Principais atividades econômicas


A economia dos astecas tinha como principal atividade a agricultura. Cultivavam, principalmente, milho, cacau, pimenta, tomate, abóbora, mandioca, feijão e batata. Também cultivavam frutas como, por exemplo, abacaxi, maracujá e banana.

 

Os astecas usavam técnicas agrícolas avançadas para a época. Construíram complexos sistemas de irrigação do solo e obras de drenagem.


Além da agricultura, os astecas viviam da pesca, caça e confecção de objetos artesanais (potes, cestos, joias, etc.).



Comércio


O comércio interno era intenso no Império Asteca. Havia comerciantes especializados em vários tipos de produtos. A economia funcionava na base da troca de produtos, porém as sementes de cacau eram usadas como uma espécie de moeda.



Trabalho


O trabalho no Império Asteca era diversificado. Existiam os trabalhadores livres (comerciantes, artesãos, etc.) e os que trabalhavam em regime de servidão. Estes últimos atuavam na construção de obras públicas e eram controlados, na base da violência, pelas autoridades militares, religiosas e governamentais.

 

Tributos


Os astecas pagavam muitos tributos ao estado. Estes tributos eram pagos com parte da produção ou prestação de serviços. Os tributos eram usados , principalmente, na construção de estradas, canais, palácios e diques.

 

Desigualdades sociais


A economia asteca gerava muita desigualdade. Os governantes e as autoridades militares e religiosas viviam em ótimas condições financeiras, pois grande parte da renda do império concentrava-se nestas camadas sociais privilegiadas.


Já os trabalhadores braçais, que formavam grande parte da população asteca, pagavam muitos tributos, recebiam pouco e , por isso, viviam em estado de pobreza.




Impressão Google+


Economia Asteca Temas Relacionados

Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2015 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.