Arte Asteca

Arte asteca, pintura, escultura, dança, música, arquitetura


Escultura em pedra vulcânica representando o deus asteca do fogo (século XV)
Escultura em pedra vulcânica representando o deus asteca do fogo (século XV)

 

Introdução 

No período de auge do Império Asteca (do século XV até a conquista espanhola de 1512) houve um grande desenvolvimento artístico e arquitetônico na região do Vale do México.

Esculturas

As esculturas astecas tinham uma grande expressividade e eram bem acabadas. Estas esculturas apresentavam significativo realismo e evocação. Os escultores astecas usavam, principalmente, basalto, ouro, pedras e cerâmica para a confecção de esculturas. Fizeram estátuas de corpos humanos, figuras sagradas, divindades astecas, máscaras, calendários e imagens de animais.

 

Escultura asteca

 

Outros tipos de arte

Os artistas astecas eram muito criativos e também usavam tecidos e plumas para elaboração de artefatos decorativos ou ritualísticos.

Pintura asteca

As pinturas astecas eram feitas em paredes de templos, tecidos ou potes de cerâmica. Com cores fortes, os artistas representavam cenas do cotidiano, batalhas, rituais e imagens de personagens importantes do império. As pinturas eram chapadas, sem profundidade e, muitas vezes, não seguiam a proporcionalidade. Elas são ricas fontes de informações sobre a história desta civilização.

Arquitetura asteca

Os astecas se destacaram na construção de templos, pirâmides e outros tipos de prédios. Tenochtitlán, capital do Império Asteca, era uma cidade muito bem estruturada do ponto de vista da arquitetura e engenharia. Contava com diversos templos, palácios, mercados e monumentos.

Dança e música astecas

A dança, música e canto estavam presentes na vida dos astecas. Acompanhavam os matrimônios, funerais, eventos políticos, sacrifícios e rituais religiosos. A música era produzida ao som de instrumentos musicais (principalmente tambores).




Impressão Google+


Arte Asteca Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- A Civilização Asteca
   Autor: Soustelle, Jacques
   Editora: Jorge Zahar
   Temas: História, Arte e Cultura


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2015 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.