O que é o Platonismo e suas características

O que é o Platonismo, filosofia de Platão e suas principais características.


Platão: criador de uma das principais correntes filosóficas da História
Platão: criador de uma das principais correntes filosóficas da História

 

Pergunta:

 

O que é o Platonismo (filosofia de Platão) e quais suas principais características?

 

Resposta:

 

Platão (429 a.C. – 347 a.C.) foi um filosofo da Academia de Atenas e o principal discípulo de Sócrates.


Antes de falar sobre as principais características do platonismo, é importante situar o contexto e as principais contribuições deste filósofo para a história da filosofia e do pensamento ocidental.


Sócrates não deixou nada escrito, a sua filosofia era propagada nas praças de Atenas para os seus discípulos.  Platão não só foi o grande responsável por hoje conhecermos as principais ideias de Sócrates, como também deu seguimento no desenvolvimento da filosofia.


Na obra Apologia, os diálogos de Sócrates com o seu discípulo, evidenciam preocupações com valores morais tais como a justiça e a virtude. Em A República de Platão, o autor dá sequência ao diálogo com o seu mestre e desenvolve a filosofia da moral. Nesta, define virtude como a constante busca pelo conhecimento.

 

Principais características do Platonismo:


Uma das principais características do platonismo é a Teoria das Ideias. Segundo Platão, podemos dividir o mundo entre sensível (material) e inteligível (ideias).  Entre estes dois campos, Platão clama a valorização do mundo inteligível.


Segundo Platão, as ideias vêm antes do mundo sensível, pois antes de materializarmos e darmos sentidos as coisas, precisamos raciocinar a respeito.


Para darmos forma a um lápis, por exemplo, primeiro imaginamos e desenvolvemos uma ideia do que pode vir a ser o lápis, para depois então criarmos o objeto.


Segundo o autor, o mundo sensível é ilusório e uma cópia imperfeita do mundo das ideias.  Para elucidar, temos como principal exemplo a alegoria da Caverna de Platão.


Imagina que você está preso com seus amigos dentro de uma caverna. Vocês nunca saíram de lá. Dentro da caverna, você só pode olhar para a parede ao fundo, jamais para trás, pois está acorrentado.  Tudo o que vocês podem visualizar da direção de onde olham, são sombras.


Certo dia, você consegue fugir e percebe que toda sua vida dentro da caverna foi uma ilusão, quando enxerga o verdadeiro mundo decide retornar para caverna, pois quer compartilhar com todos os seus amigos a verdade sobre o que viu. Porém, quando você volta, nenhum de seus amigos acredita em você.


O que Platão quis dizer com esta alegoria? Para o autor, a caverna é o mundo sensível e as sombras são as cópias imperfeitas do lado de fora. Os amigos que não acreditaram, são aqueles que estão aprisionados num mundo de ilusão e distantes da busca pela sabedoria.


Para o autor, quando quebramos a corrente e saímos da caverna nos deparamos com o conhecimento, onde se encontra a verdadeira beleza.

 

Principais filósofos do Platonismo:

 

- Espeusipo

 

- Xenócrates

 

- Aristóteles

 

- Heráclides do Ponto

 

- Lácides de Cirene

 

- Plotino

 

- Santo Agostinho

 

- Ficino

 

- Numênio de Apameia

 

- Jâmblico

 

- Proclo


Mosaico representando a Academia de Atenas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Academia de Atenas: Platão e seus discípulos (mosaico romano do século I).

 

 

 

__________________________

Pergunta respondida em 08/03/2020.

Por Misleine Neris de Souza Silva

Licenciada em História pela Faculdade JK de Brasília (2012) e Pós-Graduada em História Cultural pelo Centro Universitário Claretiano (2014).






O que é o Platonismo e suas características Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Platão e platonismo: Aparência e realidade na ontologia, na epistemologia e na ética

Autor: Moravcsik, Julius

Editora: Loyola

Ano: 2006

Temas do livro: História da Filosofia Grega Antiga


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.