Características da Filosofia de Nietzsche

Explicação resumida e didática das principais características das ideias filosóficas de Nietzsche


Explicação resumida sobre a filosofia de Nietzsche
Explicação resumida sobre a filosofia de Nietzsche

 

Pergunta:

 

Quais as principais características da Filosofia de Nietzsche?

 

Resposta:

 

A partir da abordagem existencialista, a filosofia de Nietzsche possui uma visão crítica acerca da história do pensamento ocidental e se opõe as concepções morais propagadas pelo cristianismo, assim como a corrente socrática, predominante na tradição filosófica.


No livro “Assim falou Zaratustra”, ao afirmar que Deus está morto, invoca a morte dos valores cristãos, o que o autor chama de “revalorização de todos os valores”.  Segundo Nietzsche, a concepção cristã de bem e mal, limita e nega a própria humanidade. Desse modo, destaca-se o niilismo como denúncia dos valores cristãos.


Nietzsche cria rupturas na forma de pensar, propondo uma outra estrutura de escrita filosófica, por isso uma das características importante de sua obra é o uso de aforismos.
Outra característica importante para se contrapor tanto ao cristianismo, quanto às ideias do pensamento ocidental, está na recuperação da mitologia grega. A crítica de Nietzsche à filosofia, está que desde Sócrates, foi predominante a valorização da racionalidade em oposição aos sentidos.


A dicotomia entre mundo da razão x mundo dos sentidos, marcou a história ocidental. Contudo, Nietzsche propõe a partir do resgate da mitologia grega, a superação do espírito apolíneo, e a aproximação do espírito dionisíaco como forma de afirmação da vida e proximidade da natureza e da essência humana, livre também dos valores morais impostos pelo cristianismo.


Como resposta, Nietzsche propõe a ideia de “super-homem” em Assim falou Zaratustra, ou seja, a superação do homem preso em valores, à ideia de verdade e à própria ciência.

Foto do filósofo Friedrich Nietzsche

 

 

 

 

 

 

 

 

Friedrich Nietzsche: um dos principais filósofos do século XIX.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

__________________________

Pergunta respondida em 24/02/2020.

Por Misleine Neris de Souza Silva

Licenciada em História pela Faculdade JK de Brasília (2012) e Pós-Graduada em História Cultural pelo Centro Universitário Claretiano (2014).

 






Características da Filosofia de Nietzsche Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Nietzsche em 90 minutos

Autor: Strathern, Paul

Editora: Zahar

Ano: 2007

Temas do livro: Filosofia


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.