Renascimento Científico

Características, resumo, o que foi, época, principais cientistas e descobertas, contexto histórico


Copérnico: importante astrônomo do Renascimento Científico
Copérnico: importante astrônomo do Renascimento Científico

 

O que foi o Renascimento Científico


O Renascimento Científico deve ser entendido dentro do contexto do Renascimento Cultural, ocorrido na Europa entre os séculos XV e XVI. Foi um período marcado por grandes avanços nas ciências, possibilitados pelos estudos e experimentos de grandes cientistas.

 

Contexto Histórico


Na Idade Média buscavam-se conhecimentos através da leitura de livros, sendo que estes ficavam muito restritos, principalmente, aos monges e teólogos católicos. Foi um período marcado pela influência do pensamento da Igreja Católica, que acabou por prejudicar o desenvolvimento das pesquisas científicas, pois buscava explicar os fenômenos da natureza através da intervenção divina.

 

No Renascimento houve uma grande mudança na produção de conhecimento. A razão passou a ser um dos principais objetivos daqueles que pretendiam desvendar os grandes mistérios do mundo físico. Mesmo tendo a forte oposição da Igreja, muitos cientistas buscaram métodos de produção de conhecimento através da experimentação, observação e comprovação.

 

Características principais


- Uso da pesquisa e investigação como métodos de produção de conhecimento científico.

 

- Grandes avanços nas áreas de Astronomia, Medicina, Matemática, Física, Química e Biologia.

 

- Desenvolvimento de instrumentos científicos, principalmente na área de observação astronômica.

 

- Formulação de várias leis da Física e teorias matemáticas.

 

- Aumento da divulgação dos conhecimentos científicos. Isto aconteceu graças ao crescimento da produção de livros, após a invenção da prensa de tipos móveis por Gutenberg em 1439.

 

- Período marcado por muitas invenções, que tinham como base os conhecimentos científicos que estavam sendo produzidos.

 

- As descobertas científicas geraram forte mudança na forma que muitas pessoas entendiam o funcionamento do mundo. Isso ocorreu, pois, as explicações religiosas, sem fundamentação científica, foram sendo substituídas pelas explicações baseadas nas ciências. Além de afetar a religião, estas descobertas científicas também impactaram o pensamento filosófico da época.

 

 

 Principais cientistas do período:


- Nicolau Copérnico (1473 – 1543) – seus estudos astronômicos revolucionaram os conhecimentos científicos da época, pois mostravam que era a Terra que girava em torno do Sol e não o contrário, como se acreditava anteriormente. O heliocentrismo (o Sol no centro do Sistema Solar) não foi aceito pela Igreja, porém se tornou referência para o estudo dos astrônomos nos anos posteriores.

 

- Galileu Galilei (1564 – 1642) – importante físico, astrônomo e matemático italiano. Além de construir a primeira luneta astronômica, fez várias descobertas importantes na área da Astronomia. Foi Galileu, que através de seus cálculos matemático, comprovou a teoria do heliocentrismo.

 

- Andreas Vesalius (1514 – 1564) – anatomista belga, foi muito importante para o avanço da Medicina. Suas pesquisas sobre o corpo humano revelaram conhecimentos fundamentais para a Anatomia Humana.

 

- Leonardo da Vinci (1452 – 1519) – O italiano Da Vinci ficou mais conhecido pelas suas obras de pintura. Porém, foi de grande importância seus estudos científicos, principalmente, nas áreas de hidrostática, engenharia e matemática.

 

- Johannes Kepler (1571 – 1630) – foi um importante astrônomo e matemático alemão. Além de fazer importantes estudos na área de gravitação, formulou as leis fundamentais da mecânica celeste.


Imagem de uma folha com as fases da Lua desenhadas por Galileu Galilei

 

 

 

 

Folha com as fases da Lua desenhadas por Galileu Galilei.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Última revisão: 05/11/2019.
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).






Renascimento Científico Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

A cultura do Renascimento na Itália
Autor: Burckhardt, Jacob
Editora: Companhia das Letras
Temas: História Geral, História das Ciências e das Artes


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.